Educação popular em saúde no curso de graduação em enfermagem: construção de espaços curriculares participativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976923582

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação, Sistema Único de Saúde

Resumo

Objetivo: instigar os estudantes de enfermagem a refletirem sobre práticas pedagógicas a partir da educação popular. Método: relata experiência da construção de espaços curriculares de diálogo sobre o tema educação popular como estratégia de inserção dos estudantes de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria na realidade social, fomentando possibilidades e desafios do trabalho em saúde. Descreve encontros da disciplina Seminário de Integração Educação e Saúde, que fizeram parte das atividades do Trabalho de Conclusão de Curso no Estágio Supervisionado em Enfermagem II. Resultados: foram cinco encontros, com dinâmicas de grupo e discussões sobre as competências de enfermagem, educação em saúde, Estratégia de Saúde da Família, movimentos sociais, pedagogia da autonomia, educação e educação popular. Conclusão: a vivência curricular apresentou-se como potencializadora de ações pautadas na solidariedade, justiça e participação social, assim como o saber popular pode ser visto como eixo estruturante na organização dos serviços e currículos de graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andiara Cossetin, Grupo Hospitalar Conceição, Porto Alegre, RS

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da  EEnf-UFRGS. Especialista em Atenção Básica em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública do RS. Enfermeira do Hospital Nossa Senhora da Conceição. Docente do Curso Técnico em Agentes Comunitários de Saúde da Escola Grupo Hospitalar Conceição de Porto Alegre. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental da EEnf-UFRGS.

Darielli Gindri Resta, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Mestre em Enfermagem pela EEnf-UFRGS, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da EEnf-UFRGS, Professora Assistente do Departamento de Enfermagem da UFSM-CESNORS. Integra o Grupo de Estudos do Cuidado à Saúde nas Etapas da Vida da EEnf-UFRGS.

Fernada Carlise Mattioni, Grupo Hospitalar Conceição, Porto Alegre, RS

Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Osvaldo Cruz. Enfermeira do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição e da Secretaria Estadual de Saúde-RS.

Maria de Lourdes Denardin Budó, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem daUFSC. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da UFSM. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM. Integra o Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da UFSM.

Downloads

Publicado

2012-12-27

Como Citar

Cossetin, A., Resta, D. G., Mattioni, F. C., & Budó, M. de L. D. (2012). Educação popular em saúde no curso de graduação em enfermagem: construção de espaços curriculares participativos. Revista De Enfermagem Da UFSM, 2(3), 560–568. https://doi.org/10.5902/217976923582

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.