Adolescer de crianças infectadas por transmissão vertical do HIV: implicações para o cuidado de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976923188

Palavras-chave:

Saúde do adolescente, Saúde da criança, Enfermagem pediátrica, Síndrome de Imunodeficiência Adquirida

Resumo

Objetivo: descrever as demandas sociais e de saúde das crianças que têm HIV/AIDS por transmissão vertical na transição da infância para a adolescência. Método: pesquisa com abordagem qualitativa de natureza descritiva, aprovada em Comitê de Ética (096/06-EEAN/UFRJ; 09/07-IPPMG/UFRJ; 36/07-HUGG/UNIRIO). As informações foram obtidas por meio de entrevista, com 11 crianças, entre 12-14 anos, que conheciam o diagnóstico. Foi desenvolvida análise de conteúdo temática. Resultados: foram identificadas as demandas sociais do adolescer: relacionamentos, atividades, convivência escolar, namoro; e as demandas de saúde do adoecer: revelação do diagnóstico, seguimento hospitalar, tratamento medicamentoso, preconceito, futuro. Conclusão: Diante do adolescer, a teoria psico-social do desenvolvimento de Erikson mostrou-se coerente às demandas sociais, porém não contempla as demandas da necessidade especial de saúde dessas crianças. O cuidado à saúde precisa contemplar o acompanhamento das crianças e suas famílias durante o desenvolvimento puberal e o processo de adoecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Silva de Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Especialista em Saúde Pública, Enfermeira do Instituto Fernandes Figueira (IFF/RJ)

Ivone Evangelista Cabral, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutora pela EEAN/UFRJ. Pós Doutorado na McGill University (Canadá). Professor Associado do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da EEAN/UFRJ. Pesquisadora do CNPq e NUPESC/UFRJ. Diretora do CEPEn da ABEn-Na.

Cristiane Cardoso de Paula, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Dra em Enfermagem, especialista em Enfermagem pediatrica. Professor adjunto no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, RS.

Downloads

Publicado

2011-10-25

Como Citar

Souza, T. S. de, Cabral, I. E., & Paula, C. C. de. (2011). Adolescer de crianças infectadas por transmissão vertical do HIV: implicações para o cuidado de enfermagem. Revista De Enfermagem Da UFSM, 1(3), 326–334. https://doi.org/10.5902/217976923188

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>