Cuidados de enfermagem à pessoa com esquizofrenia: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976923123

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde mental, Educação em enfermagem, Transtornos mentais, Esquizofrenia

Resumo

Objetivo: identificar a produção científica sobre os cuidados de enfermagem à pessoa com esquizofrenia e sua família. Método: trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados BDENF, LILACS e Scielo, a partir dos descritores “enfermagem” e “esquizofrenia” com uma delimitação temporal de dez anos, 1999-2009. Resultados: após a análise dos dados, emergiram duas categorias temáticas: a necessidade da enfermagem investir em abordagem grupal e comprometer-se nas ações de educação em saúde. Conclusão: existem lacunas no cuidado de enfermagem à pessoa com esquizofrenia e sua família, evidenciando-se a necessidade de planejamento e investimentos nas abordagens grupais. Além disso, ainda é perceptível, a fragilidade relacionada à re-inserção socioeconômica da pessoa com esquizofrenia, denotando a necessidade de investimentos e a atuação da equipe de enfermagem na reabilitação de saúde e social dessas pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciele Roberta Cordeiro, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Acadêmica do 8° semestre do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista PET-Saúde. Integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.

Marlene Gomes Terra, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Professora Doutora do Departamento e Pós-Graduação em Enfermagem.

Diéssica Roggia Piexak, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (PPGENF/FURG). Bolsista CAPES/DS.

Gabriela Zenatti Ely, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira do programa de Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde CCS/UFSM/HUSM

Adão Ademir da Silva. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Fernanda Franceschi de Freitas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM/UFSM), Especialista em Saúde Mental Coletiva e Saúde do Trabalhador, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Adão Ademir da Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeiro. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Membro do grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade.

Downloads

Publicado

2012-04-04

Como Citar

Cordeiro, F. R., Terra, M. G., Piexak, D. R., Ely, G. Z., Freitas, F. F. de, & Silva, A. A. da. (2012). Cuidados de enfermagem à pessoa com esquizofrenia: revisão integrativa. Revista De Enfermagem Da UFSM, 2(1), 174–181. https://doi.org/10.5902/217976923123

Edição

Seção

Artigos de revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.