Terapia assistida por animais como facilitadora no cuidado a mulheres idosas institucionalizadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976922616

Palavras-chave:

Idoso, Instituição de longa permanência para idosos, Terapia assistida por animais

Resumo

Objetivo: relatar as vivências da Terapia Assistida por Animais. Método: O cenário de desenvolvimento do projeto foi uma Instituição de Longa Permanência para Idosos de caráter filantrópico que tem por finalidade acolher e amparar pessoas idosas do sexo feminino, situada no município de Santa Maria. Resultados: Como benefício direto percebemos a melhora de humor das idosas, além da facilitação da comunicação e interação com o grupo, o que valorizou a experiência e trouxe benefícios às participantes e aos profissionais. Conclusões: Considerando os resultados da interação entre as idosas e os animais, buscamos socializar esta experiência para encorajar novos projetos que beneficiem esta população e ajudem no estudo aprofundado deste tipo de terapia. Descritores: Idoso; Instituição de longa permanência para idosos; Terapia assistida por animais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Eliel Stumm, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem (UFSM).

Camila Neumaier Alves, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Acadêmica do 8º semestre do curso de Enfermagem da UFSM; bolsista do PET Enfermagem (UFSM). Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem (UFSM).

Paulo Adão de Medeiros, Lar das Vovózinhas

Fisioterapeuta da Instituição de longa Permanência para Idosos “Lar das Vovozinhas” de Santa Maria/RS

 

Lúcia Beatriz Ressel, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Enfermeira. Doutora em enfermagem. Professora adjunta do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGEnf/UFSM). Líder do Grupo de Pesquisa “Cuidado, Saúde e Enfermagem”. Tutora do Programa de Educação Tutorial - Enfermagem (PET/UFSM).

Downloads

Publicado

2012-04-04

Como Citar

Stumm, K. E., Alves, C. N., Medeiros, P. A. de, & Ressel, L. B. (2012). Terapia assistida por animais como facilitadora no cuidado a mulheres idosas institucionalizadas. Revista De Enfermagem Da UFSM, 2(1), 205–212. https://doi.org/10.5902/217976922616

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>