Produção científica sobre os distúrbios psíquicos menores a partir do self report questionnarie

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976922091

Palavras-chave:

Enfermagem, Transtornos mentais, Saúde do trabalhador, Saúde mental

Resumo

Objetivo: conhecer a produção científica publicada no Brasil em bases de dados eletrônicas sobre os Distúrbios Psíquicos Menores a partir do Self Report Questionarie, bem como identificar possíveis relações entre distúrbios psíquicos menores e trabalho.  Método: realizou-se um levantamento bibliográfico nas bases de dados LILACS, MEDLINE e SCIELO, nos últimos dez anos, com as palavras-chave: transtornos mentais comuns, distúrbios psíquicos menores, morbidades psiquiátricas menores, problemas psiquiátricos menores. Resultados: obteve-se 41 estudos, sendo 38 artigos científicos e três dissertações. Observa-se um aumento de publicações do ano de 2004 (2,4%) para o de 2005 (14,6%). O periódico com maior número de publicações foi o Caderno de Saúde Pública (24,4%). Os estudos investigaram populações com idade maior ou igual a 14 anos (48,8%); trabalhadores da saúde (19,5%), trabalhadores de outras áreas (19,5%) e estudantes (12,2%). Conclusão: evidenciou-se que os distúrbios psíquicos menores estão presentes em diversas populações, de variadas regiões do país, apontando para a necessidade de novos estudos que investiguem a associação entre DPM e as condições de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Petri Tavares, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro do Grupo de Pesquisa: Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem do Departamento de Enfermagem da UFSM- Linha de Pesquisa Saúde do Trabalhador. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Carmem Lúcia Colomé Beck, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutora em Enfermagem. Professor Associado II do Departamento de Enfermagem da UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa: Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem da UFSM. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Tânia Solange Bosi de Souza Magnago, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da UFSM.Membro do Grupo de Pesquisa: Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem do Departamento de Enfermagem da UFSM- Linha de Pesquisa Saúde do Trabalhador. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Patrícia Bitencourt Toscani Greco, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisas: Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem do Departamento de Enfermagem da UFSM- Linha de Pesquisa Saúde do Trabalhador. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Francine Cassol Prestes, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira da Clínica Renal de Santa Maria/RS. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa: Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem da UFSM. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Rosângela Marion da Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria, Mestre em Enfermagem pela UFSM. Membro do Grupo de Pesquisas: Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem da UFSM. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

 

Downloads

Publicado

2011-01-21

Como Citar

Tavares, J. P., Beck, C. L. C., Magnago, T. S. B. de S., Greco, P. B. T., Prestes, F. C., & Silva, R. M. da. (2011). Produção científica sobre os distúrbios psíquicos menores a partir do self report questionnarie. Revista De Enfermagem Da UFSM, 1(1), 113–123. https://doi.org/10.5902/217976922091

Edição

Seção

Artigos de revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.