Tecnologias na promoção da saúde de idosos com doenças crônicas na Atenção Primária à Saúde

Autores

  • Ana Alinne Gomes da Penha Núcleo de Tecnologias e Educação em Saúde da Universidade Federal do Ceará/NUTEDS-UFC.
  • Juliana Alexandra Parente Sa Barreto Universidade Regional do Cariri – URCA.
  • Rosely Leyliane dos Santos Universidade Regional do Cariri – URCA.
  • Regina Petrola Bastos Rocha Universidade Regional do Cariri – URCA.
  • Huana Carolina Cândido Morais Núcleo de Tecnologias e Educação em Saúde da Universidade Federal do Ceará/NUTEDS-UFC.
  • Maria Corina Amaral Viana Universidade Regional do Cariri – URCA.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769217160

Palavras-chave:

Tecnologia, Promoção da saúde, Doenças crônicas, Idoso, Enfermagem

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2179769217160

Objetivo: conhecer as tecnologias empregadas pelos enfermeiros na promoção da saúde de idosos com doenças crônicas na Atenção Primária à Saúde. Método: pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e de caráter descritivo, realizada em uma cidade da região do Cariri, sul do Ceará, Brasil. Foram incluídos os enfermeiros da atenção primária que empregavam tecnologias para idosos com doença crônica. Utilizou-se entrevista semiestruturada para coleta de dados nos meses de julho e agosto de 2014, com análise de conteúdo temático. Resultados: emergiram duas categorias: Tecnologias empregadas na promoção da saúde de idosos com doenças crônicas e Estratégias para emprego de tecnologias no grupo de idosos na Atenção Primária à Saúde. Destacaram-se as tecnologias leves (acolhimento humanizado e vínculo) e duras (glicosímetro, tensiômetro e outras), que foram escolhidas pelos profissionais para as atividades de promoção da saúde. Conclusão: não existe clareza no conceito de tecnologias de saúde, especialmente no emprego das tecnologias leve-duras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Alinne Gomes da Penha, Núcleo de Tecnologias e Educação em Saúde da Universidade Federal do Ceará/NUTEDS-UFC.

Enfermeira. Especialista em Saúde da Pessoa Idosa. Núcleo de Tecnologias e Educação em Saúde da Universidade Federal do Ceará/NUTEDS-UFC, Fortaleza (CE) - Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias em Saúde no Sistema Único de Saúde (GPTSUS) URCA/CNPq.

Juliana Alexandra Parente Sa Barreto, Universidade Regional do Cariri – URCA.

Enfermeira. Especialista em Assistência e Gestão em Saúde da Família. Faculdade de Juazeiro do Norte/FJN, Juazeiro do Norte (CE) - Brasil. Professora Temporária da Universidade Regional do Cariri – URCA.  Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias em Saúde no Sistema Único de Saúde (GPTSUS) URCA/CNPq.

Rosely Leyliane dos Santos, Universidade Regional do Cariri – URCA.

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem. Universidade Regional do Cariri/URCA, Crato (CE) – Brasil. Professora Temporária da Universidade Regional do Cariri – URCA.

Regina Petrola Bastos Rocha, Universidade Regional do Cariri – URCA.

Enfermeira. Mestre em Desenvolvimento Sustentável Regional. Universidade Federal do Cariri/UFCA, Juazeiro do Norte (CE) – Brasil. Professora Temporária da Universidade Regional do Cariri – URCA.

Huana Carolina Cândido Morais, Núcleo de Tecnologias e Educação em Saúde da Universidade Federal do Ceará/NUTEDS-UFC.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Orientadora de TCC do Núcleo de Tecnologias e Educação em Saúde da Universidade Federal do Ceará/NUTEDS-UFC, Fortaleza (CE) - Brasil.

Maria Corina Amaral Viana, Universidade Regional do Cariri – URCA.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (RJ) - Brasil. Doutorado Sanduíche na University of British Columbia, Vancouver, Canadá. Professora Adjunta da Universidade Regional do Cariri/URCA. Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias em Saúde no Sistema Único de Saúde (GPTSUS) URCA/CNPq.

Downloads

Publicado

2015-10-01

Como Citar

Penha, A. A. G. da, Barreto, J. A. P. S., Santos, R. L. dos, Rocha, R. P. B., Morais, H. C. C., & Viana, M. C. A. (2015). Tecnologias na promoção da saúde de idosos com doenças crônicas na Atenção Primária à Saúde. Revista De Enfermagem Da UFSM, 5(3), 406–414. https://doi.org/10.5902/2179769217160

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.