Compreensão do processo de enfermagem por enfermeiros de um hospital geral do sul do Brasil

Autores

  • Liliane Ribeiro Trindade Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS
  • Andressa da Silveira Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS
  • Anali Martegani Ferreira Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS
  • Graciane Lafuente Ferreira Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769215923

Palavras-chave:

Processos de enfermagem, Assistência de enfermagem, Enfermagem

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2179769215923

RESUMO: Objetivo: conhecer a visão dos enfermeiros atuantes em um hospital geral da fronteira oeste do Rio Grande do Sul sobre o Processo de Enfermagem na sua prática assistencial hospitalar. Método: estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, realizado em um hospital geral. Utilizou-se a entrevista semiestruturada com 13 enfermeiros, posteriormente os dados foram transcritos e analisados mediante a Análise de Conteúdo. Resultados: emergiram quatro categorias nesse estudo: O significado do Processo de Enfermagem na prática do enfermeiro; Contribuições do Processo de Enfermagem para o trabalho em equipe; Respaldo legal para o trabalho e os registros de enfermagem; Valorização do trabalho da Enfermagem. Considerações Finais: os enfermeiros reconhecem que o Processo de Enfermagem é um instrumento norteador para sua prática e que este contribui para a autonomia do profissional. Ademais, os mesmos referem que, quando o Processo de Enfermagem não é aplicado, à qualidade da assistência torna-se fragilizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Ribeiro Trindade, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Brasil/RS. Integrante do Grupo de Estudos em Saúde: foco na Sistematização da Assistência de Enfermagem (GESSAE).

Andressa da Silveira, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA/2008). Especialista em Saúde Coletiva pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA/2010). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2012). Foi bolsista REUNI no período de 2010/2011. Membro dos Grupo de Pesquisa: "Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade" (PEFAS) desde 2008. Membro e Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Enfermagem da Fronteira-Oeste do Rio Grande do Sul (GEPEnf FORS) desde 2012. Coordenoradora do Programa de Extensão Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC/2012-2013). Tutora do Programa de Educação Tutorial PET Saúde Redes de Atenção (2013). Membro da Comissão de Assistência da Sociedade Brasileira de Enfermagem Pediátrica (SOBEP) desde 2012. Membro da Comissão de Ensino da Universidade Federal do Pampa. Professora Assistente I do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Trabalha com as temáticas de: educação em saúde, família, enfermagem pediátrica e gerenciamento do cuidado.

Anali Martegani Ferreira, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutoranda em Ciências da Saúde: ênfase em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora Assistente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Coordenadora do Programa Educação pelo Trabalho (PET Saúde/UNIPAMPA). Coordenadora do Grupo de Estudos em Saúde: foco na Sistematização da Assistência de Enfermagem (GESSAE). Integrante do Grupo de pesquisa em Enfermagem da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul (GEPEnfORS).

Graciane Lafuente Ferreira, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde/UNIPAMPA). Integrante do Grupo de Estudos em Saúde: foco na Sistematização da Assistência de Enfermagem (GESSAE).

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

Trindade, L. R., Silveira, A. da, Ferreira, A. M., & Ferreira, G. L. (2015). Compreensão do processo de enfermagem por enfermeiros de um hospital geral do sul do Brasil. Revista De Enfermagem Da UFSM, 5(2), 267–277. https://doi.org/10.5902/2179769215923

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.