Vivências de mães soropositivas para o HIV acompanhadas no Serviço de Assistência Especializada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769215406

Palavras-chave:

Sorodiagnóstico da AIDS, Emoções, Relações mãe-filho

Resumo

Objetivo: conhecer as vivências/estratégias de mães soropositivas para o HIV, acompanhadas no Serviço de Assistência Especializada, Canoas/RS, após o nascimento dos filhos, nascidos entre julho 2011 a agosto de 2012. Método: estudo de caráter descritivo-exploratório, de natureza qualitativa. Foram entrevistadas 10 mulheres no Serviço de Assistência Especializada. Resultados: as informações foram analisadas pelo método de análise de conteúdo, resultando em quatro categorias temáticas: momento do diagnóstico; a revelação do seu diagnóstico; cuidados com seus filhos e cuidando da sua saúde. Conclusões: as mulheres ainda convivem com os sentimentos de dor, culpa e remorso por terem colocado a vida dos filhos em perigo.Temem pelo futuro dos filhos, pois acreditam que poderão vir a morrer e que eles ficarão sozinhos, sem qualquer amparo. Desenvolvem práticas de cuidados, tanto consigo como para com seus filhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renita Maria Burg Figueiredo, Faculdade de Enfermagem Medianeira de Santa Maria, RS

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Medianeira de Santa Maria (1982) e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil (2002). Atualmente é docente - graduação da Universidade Luterana do Brasil( ULBRA), e docente pós-graduação Lato-Sensu da ULBRA. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, saúde coletiva, humanização, saúde publica, saúde do idoso, gerenciamento e políticas públicas de saúde. É Coordenadora do PET- Interprofissionalidade ULBRA em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Canoas no Projeto de Vacinas. Foi coordenadora da Residência Multiprofissional com ênfase em Atenção Básica/Saúde da Família da ULBRA de 2011 a 2019-1. Membro do grupo de Pesquisa do Curso de Enfermagem: Processo de Trabalho na Enfermagem, na linha de pesquisa - processos gerenciais da saúde. Membro da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva-LASC.

Altair Thomé, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS

Bacharel  em  Enfermagem, em 2014, pela Universidade Luterana do Brasil-Ulbra, Canoas, RS. 

 

Paulo Cesar Pinto

Enfermeiro concursado da Secretaria Municipal da Saúde de Canoas/RS.

Cibele de Souza Prates, CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA, Porto Alegre, RS

Possui Mestrado (2006), Licenciatura (1996), Habilitação em Enfermagem Saúde Pública (1994) e Graduação (1993) em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e Especialização (2000) em Enfermagem Obstétrica pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Metodista IPA. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na Saúde da Mulher.

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

Figueiredo, R. M. B., Thomé, A., Pinto, P. C., & Prates, C. de S. (2015). Vivências de mães soropositivas para o HIV acompanhadas no Serviço de Assistência Especializada. Revista De Enfermagem Da UFSM, 5(4), 638–649. https://doi.org/10.5902/2179769215406

Edição

Seção

Artigos Originais