Dimensionamento de pessoal de Enfermagem em Centro Obstétrico

Autores

  • Elisiane Lorenzini Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS
  • Lidiane Rosseto Deckmann Faculdade Nossa Senhora de Fátima, Vitória, ES
  • Eveline Franco da Silva Faculdade Nossa Senhora de Fátima, Vitória, ES

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769215038

Palavras-chave:

Enfermagem, Downsizing organizacional, Unidade hospitalar de ginecologia e obstetrícia, Administração de serviços de saúde

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2179769215038

Objetivo: dimensionar e comparar o quadro de pessoal de enfermagem do Centro Obstétrico aos parâmetros preconizados pela Resolução do Conselho Federal de Enfermagem n° 293/2004. Método: estudo exploratório, descritivo, de caráter quantitativo realizado em Centro Obstétrico de um hospital privado da Região Sul do Brasil. Constituíram-se em objeto de estudo os sítios funcionais e a escala de trabalho da equipe de enfermagem no mês de setembro de 2012. Resultados: o número de sítios funcionais de enfermeiros e técnicos de enfermagem foi de 21 e 147, respectivamente e o número calculado de enfermeiros e técnicos de enfermagem foi de 4 e 25, respectivamente. Conclusão: o número de enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam no CO no local da pesquisa não possui diferença estatisticamente significativa, quando comparado ao calculado, com base na análise dos SF propostos pela Resolução COFEN n° 293/2004.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisiane Lorenzini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Doutoranda em Enfermagem pela UFRGS.Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002), Especialização em Acupuntura pelo CIEPH (2004), Especialização em Gerenciamento em Enfermagem pela SOBRAGEN (2010) e Mestrado em Ciências da Saúde (Cardiologia) pelo Instituto de Cardiologia do RS - FUC (2009). Docente no Curso de Enfermagem da Faculdade Nossa Senhora de Fátima (FÁTIMA-Caxias do Sul) e dos Cursos de Especialização Lato Sensu do Sistema Educacional Galileu - SEG/CELER Faculdades-POA. Atuou como enfermeira na UTI e BC de Transplantes do Hospital Dom Vicente Scherer, na Santa Casa de Misericórdia de POA. Experiência na Assistência de Enfermagem em todas as áreas, ênfase em Saúde do Adulto e Terapia Intensiva.

Lidiane Rosseto Deckmann, Faculdade Nossa Senhora de Fátima, Vitória, ES

Enfermeira, MBA em Gestão Hospitalar. Gestora do setor de Psiquiatria do Hospital Geral de Caxias do Sul.

Eveline Franco da Silva, Faculdade Nossa Senhora de Fátima, Vitória, ES

Enfermeira, especialista em enfermagem obstétrica e em saúde pública com ênfase em saúde da família, mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Docente da Faculdade Nossa Senhora de Fátima. Caxias do Sul (RS).

Downloads

Publicado

2015-12-28

Como Citar

Lorenzini, E., Deckmann, L. R., & Silva, E. F. da. (2015). Dimensionamento de pessoal de Enfermagem em Centro Obstétrico. Revista De Enfermagem Da UFSM, 5(4), 661–668. https://doi.org/10.5902/2179769215038

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)