Conhecimento de estudantes adolescentes acerca do HIV/Aids

Autores

  • Rebeca Coelho de Moura Angelim Universidade de Pernambuco, Recife, PE
  • Fátima Maria da Silva Abrão Universidade de Pernambuco, Recife, PE
  • Luciana da Rocha Cabral Universidade de Pernambuco, Recife, PE
  • Síngara Borba de Araújo Queiroz Universidade de Pernambuco, Recife, PE
  • Rafaela Marrise do Monte Freitas Universidade de Pernambuco, Recife, PE
  • Mirian Domingos Cardoso Universidade de Pernambuco, Recife, PE

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769214869

Palavras-chave:

Adolescente, Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, HIV, Conhecimento

Resumo

Doi: 10.5902/2179769214869

Objetivo: verificar o conhecimento de estudantes adolescentes sobre o HIV/AIDS. Método: estudo exploratório-descritivo com abordagem quantitativa, realizado com 298 estudantes de duas escolas públicas, em Recife, Pernambuco, Brasil. Para coleta de dados utilizou-se um questionário autoaplicável. Resultados: o estudo aponta que a maioria dos adolescentes já deu início a vida sexual (53,4%); no que diz respeito os métodos preventivos, 44,1% relataram já ter utilizado, sendo o preservativo o mais frequente. A maioria (92%) declarou saber as formas de transmissão do HIV/AIDS. A televisão (75,2%) foi a principal fonte de informação sobre o HIV/AIDS. Conclusão: os adolescentes apesar de terem conhecimento sobre o modo de transmissão do HIV/AIDS, não quer dizer que realizam práticas sexuais seguras, dessa forma, urge a necessidade de implementar políticas de promoção e proteção da saúde no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Coelho de Moura Angelim, Universidade de Pernambuco, Recife, PE

Enfermeira. Mestranda do Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem UPE/UEPB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Epistemologia e Fundamentos do Cuidar em Saúde e Enfermagem - UPE/FENSG. Recife, PE, Brasil.

Fátima Maria da Silva Abrão, Universidade de Pernambuco, Recife, PE

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela USP/EERP, Coordenadora do Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem UPE/UEPB. Recife, PE, Brasil.

Luciana da Rocha Cabral, Universidade de Pernambuco, Recife, PE

Graduanda do curso de Enfermagem pela Universidade de Pernambuco/Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - UPE/FENSG. Recife, PE, Brasil.

Síngara Borba de Araújo Queiroz, Universidade de Pernambuco, Recife, PE

Enfermeira. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Epistemologia e Fundamentos do Cuidar em Saúde e Enfermagem - UPE/FENSG. Recife, PE, Brasil.

Rafaela Marrise do Monte Freitas, Universidade de Pernambuco, Recife, PE

Enfermeira. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Epistemologia e Fundamentos do Cuidar em Saúde e Enfermagem - UPE/FENSG. Recife, PE, Brasil.

Mirian Domingos Cardoso, Universidade de Pernambuco, Recife, PE

Enfermeira. Doutora em Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte (MG), Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças – FENSG/UPE. Recife, PE, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-04-06

Como Citar

Angelim, R. C. de M., Abrão, F. M. da S., Cabral, L. da R., Queiroz, S. B. de A., Freitas, R. M. do M., & Cardoso, M. D. (2015). Conhecimento de estudantes adolescentes acerca do HIV/Aids. Revista De Enfermagem Da UFSM, 5(1), 141–150. https://doi.org/10.5902/2179769214869

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.