A formação profissional na orientação da assistência aos grupos vulneráveis na atenção básica

Autores

  • Letícia de Lima Trindade Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC e Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Chapecó, SC https://orcid.org/0000-0002-7119-0230
  • Lucimare Ferraz Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC e Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Chapecó, SC
  • Sílvia Fátima Ferraboli Residência Integrada em Saúde no Grupo Hospitalar Conceição, Porto Alegre, RS
  • Bruna Rubini Universidade do Estado de Santa Catarina. Chapecó, SC
  • Camila Trevisan Saldanha Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC
  • Maiara Bordignon Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP
  • Carine Vendruscolo Universidade do Estado de Santa Catarina. Chapecó, SC

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769213738

Palavras-chave:

Vulnerabilidade em saúde, Atenção Primária à Saúde, Ensino

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2179769213738

Objetivo: identificar como os processos de formação profissional e de Educação Permanente em Saúde têm orientado a assistência aos grupos populacionais vulneráveis. Método: pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, da qual participaram 15 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Utilizou-se da entrevista para coleta de dados e estas foram analisadas na proposta de Bardin. Resultados: a vulnerabilidade foi contextualizada na formação dos profissionais, contudo, majoritariamente de forma teórica e desarticulada da prática. Destacaram a Educação Continuada e Permanente em Saúde como importantes estratégias para qualificação da assistência. Considerações finais: o reconhecimento dos aspectos da formação dos sujeitos que atuam no Sistema Único de Saúde emergiram como primordiais para uma melhor compreensão das vulnerabilidades no contexto da Atenção Básica em Saúde.

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Biografia do Autor

Letícia de Lima Trindade, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC e Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Chapecó, SC

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado de Santa Catarina. Docente na Universidade do Estado de Santa Catarina e no Mestrado em Ciências da Saúde na Unochapecó.

Lucimare Ferraz, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC e Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Chapecó, SC

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo.Docente na Universidade do Estado de Santa Catarina e no Mestrado em Ciências da Saúde na Unochapecó.

Sílvia Fátima Ferraboli, Residência Integrada em Saúde no Grupo Hospitalar Conceição, Porto Alegre, RS

Enfermeira, Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Bruna Rubini, Universidade do Estado de Santa Catarina. Chapecó, SC

Graduanda em Enfermagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Camila Trevisan Saldanha, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Enfermeira, Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Maiara Bordignon, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP

Graduanda em Enfermagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Carine Vendruscolo, Universidade do Estado de Santa Catarina. Chapecó, SC

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado de Santa Catarina. Docente na Universidade do Estado de Santa Catarina.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

Trindade, L. de L., Ferraz, L., Ferraboli, S. F., Rubini, B., Saldanha, C. T., Bordignon, M., & Vendruscolo, C. (2015). A formação profissional na orientação da assistência aos grupos vulneráveis na atenção básica. Revista De Enfermagem Da UFSM, 5(2), 368–378. https://doi.org/10.5902/2179769213738

Edição

Seção

Artigos Originais

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