Teoria da aprendizagem significativa como proposta para inovação no ensino de enfermagem: experiência dos estudantes

Autores

  • Diana Paula de Souza Rego Pinto Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN
  • Anna Larissa de Castro Rego Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN
  • Kalyane da Silva Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN
  • Sérgio Balbino da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN
  • Allyne Fortes Vitor Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN
  • Marcos Antonio Ferreira Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769213210

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em Enfermagem, Aprendizagem, Educação

Resumo

Doi: 10.5902/2179769213210

Objetivo: relatar as experiências de estudantes bolsistas vinculados ao projeto “A formação de conceitos no ensino de graduação em enfermagem à luz da teoria da aprendizagem significativa: construção de mapas conceituais com o uso do software Cmap Tools®”. Método: relato de experiências de estudantes bolsistas acerca de um projeto contemplado no Edital de Ações Integradas, publicado por uma Instituição de Ensino Superior, e desenvolvido entre os meses de janeiro a setembro de 2013. Resultados: estes são apresentados em três eixos propostos pelo projeto: ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, foi realizado um mini-curso sobre os mapas conceituais e instrumentalização do software, a produção de trabalhos científicos a partir do tema abordado e as contribuições dos estudantes bolsistas em trabalhos de pesquisa. Considerações finais: os estudantes bolsistas refletiram sobre o processo ensino-aprendizagem, com suas bases direcionadas para o aprendiz, quando este constitui o sujeito em formação para participar de maneira ativa na construção de sua estrutura cognitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Paula de Souza Rego Pinto Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Estudante de 7º período do curso de graduação em enfermagem. Departamento de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Anna Larissa de Castro Rego, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Estudante de 7º período do curso de graduação em enfermagem. Departamento de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Kalyane da Silva Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Estudante de 6º período do curso de graduação em enfermagem. Departamento de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Sérgio Balbino da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Departamento de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Allyne Fortes Vitor, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Marcos Antonio Ferreira Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2015-04-06

Como Citar

Carvalho, D. P. de S. R. P., Rego, A. L. de C., Ferreira, K. da S., Silva, S. B. da, Vitor, A. F., & Júnior, M. A. F. (2015). Teoria da aprendizagem significativa como proposta para inovação no ensino de enfermagem: experiência dos estudantes. Revista De Enfermagem Da UFSM, 5(1), 186–192. https://doi.org/10.5902/2179769213210

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.