Uso de intervenção musical em pacientes internados em unidade de terapia intensiva: estudo piloto

Autores

  • Lara Adrianne Garcia Paiano Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Luciana Magnani Fernandes Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769213015

Palavras-chave:

Música, Enfermagem, Unidades de Terapia Intensiva.

Resumo

Doi: 10.5902/2179769213015

Objetivo: investigar as alterações geradas sobre os sinais vitais e nível de consciência com a aplicação da intervenção musical através da audição em pacientes sedados e não sedados, com trauma crânio encefálico, em uma unidade de terapia intensiva de um hospital de ensino. Método: estudo piloto quase-experimental, quantitativo. Participaram 10 pacientes, que receberam 20 sessões de intervenção musical. Para o tratamento dos dados foram utilizados os testes T-Student e ANOVA. As variáveis avaliadas foram: nível de consciência, frequência respiratória e cardíaca, pressão arterial e temperatura. Resultados: não houve alterações significativas nas variáveis aferidas. Observou-se através das médias, alterações dos parâmetros e no grupo de pacientes não sedados houve maior variabilidade das médias. Conclusão: a música pode ser utilizada como um estímulo a pacientes hospitalizados, podendo ser utilizado como recurso terapêutico e proporcionar um cuidado integral, individualizado e mais humanizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Adrianne Garcia Paiano, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Especialista em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Hospital Universitário do Oeste do Paraná e Professor Auxiliar na Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Luciana Magnani Fernandes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, docente do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação de Residência em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica na Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

2015-01-14

Como Citar

Paiano, L. A. G., & Fernandes, L. M. (2015). Uso de intervenção musical em pacientes internados em unidade de terapia intensiva: estudo piloto. Revista De Enfermagem Da UFSM, 4(4), 813–824. https://doi.org/10.5902/2179769213015

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.