Abordagem sobre a disciplina violência em um curso de graduação em enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769211265

Palavras-chave:

Violência, Ensino, Violência doméstica, Violência contra a mulher, Violência sexual

Resumo

Objetivo: descrever a experiência da inserção e do desenvolvimento de uma disciplina “Violência, Saúde e Gênero” em um curso de graduação em enfermagem. Método: relato de experiência fundamentado nas vivências como docente que ministrou a disciplina “Violência, Saúde e Gênero” na Faculdade de Jaguariúna (FAJ)- SP. Resultados: a disciplina específica sobre o tema possibilitou que os alunos falassem sobre o assunto, permitindo amplas discussões, sendo que muitos relataram experiências com suas diversas tipologias (autoinfligida, interpessoal, coletiva) e suas diferentes naturezas (física, sexual, psicológica, privação ou negligência), vivenciadas por eles ao longo da vida. Conclusão: introduzir a disciplina sobre a violência trouxe resultados positivos, pois possibilitaram amplas discussões e reflexões sobre o tema, desmistificação do assunto e melhor preparação dos futuros enfermeiros para lidar com a problemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniella Yamada Baragatti, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Docente da Faculdade de Jaguariúna, Enfermeira da Atenção Básica em Campinas-SP e Doutoranda da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

Celene Aparecida Ferrari Audi, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Enfermeira, atualmente cursando pós-doutorado em Saúde Coletiva na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

Márcio Cristiano de Melo, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Enfermeiro Especialista em Saúde Coletiva pela UFMG e Mestrando em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

Downloads

Publicado

2014-08-27

Como Citar

Baragatti, D. Y., Audi, C. A. F., & Melo, M. C. de. (2014). Abordagem sobre a disciplina violência em um curso de graduação em enfermagem. Revista De Enfermagem Da UFSM, 4(2), 470–477. https://doi.org/10.5902/2179769211265

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.