Atuação dos agentes comunitários de saúde na estratégia de saúde da família: percepções dos trabalhadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769211210

Palavras-chave:

Agentes Comunitários de Saúde, Saúde pública, Enfermagem

Resumo

Doi: 10.5902/2179769211210

Objetivo: conhecer a percepção do Agente Comunitário de Saúde acerca de seu processo de trabalho no âmbito da Estratégia de Saúde da Família. Método: pesquisa qualitativa desenvolvida em seis Unidades de ESF vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria – RS. Foram participantes do estudo 33 Agentes Comunitários de Saúde. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e os dados submetidos à análise de conteúdo temática. Resultados: a atuação profissional do agente articula-se ao seu papel como mediador comunitário e educador em saúde, capaz de identificar as necessidades sociais, representando um porta-voz da comunidade. Conclusões: O trabalho do agente comunitário de saúde relaciona-se ao seu potencial para vincular os usuários às ações da equipe de saúde, a corresponsabilização e a possibilidade de induzir processos de mudança, sendo que suas estratégias visam a participação da comunidade e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anahlú Peserico, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS

Enfermeira, graduada pelo Centro Universitário Franciscano-UNIFRA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo Social da Enfermagem e Saúde (GEPESES/UNIFRA). Membro do Grupo de Pesquisa "Trabalho, Educação, Saúde e Enfermagem" (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Juliana Silveira Colomé, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS

Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo Social da Enfermagem e Saúde (GEPESES/UNIFRA). Tutora do Programa de Educação pelo Trabalho para a saúde (PET-Saúde/MS). Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Katiane Sefrin Speroni, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Pós-graduanda em Gestão de Organizações Públicas em Saúde - UFSM.Pós-graduanda em TICs Aplicadas à Educação - UFSM.  Participante do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem (UFSM). Membro da Comissão de Segurança do Paciente  - HUSM

 

Jacqueline Silveira de Quadros, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS

Enfermeira Residente em Enfermagem Obstétrica pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Membro do Grupo de Estudos sobre Família e Saúde (GESF). Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2014-11-19

Como Citar

Peserico, A., Colomé, J. S., Speroni, K. S., & Quadros, J. S. de. (2014). Atuação dos agentes comunitários de saúde na estratégia de saúde da família: percepções dos trabalhadores. Revista De Enfermagem Da UFSM, 4(3), 488–497. https://doi.org/10.5902/2179769211210

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.