Educação permanente em saúde: percepção de profissionais de uma residência multidisciplinar

Autores

  • Cristiane Trivisiol da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS
  • Valquíria Toledo Souto Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Camila Castro Roso Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS
  • Marlene Gomes Terra Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS https://orcid.org/0000-0001-9402-561X

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769211067

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação continuada, Estudos de casos, Internato e residência, Políticas públicas de saúde

Resumo

Objetivo: conhecer a percepção dos profissionais integrantes de uma residência multiprofissional sobre a Educação Permanente em Saúde. Método: pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, do tipo Estudo de Caso, realizado por meio de observação de campo, pesquisa documental e entrevista semiestruturada, com 17 profissionais integrantes de uma residência multiprofissional. Resultados: os depoimentos indicam que a residência multiprofissional em saúde é um espaço que possibilita a integração teoria e prática como desencadeadora da Educação Permanente em Saúde que, por sua vez, é articulada pelos segmentos da atenção e gestão para a produção de saúde. Considerações finais: destaca-se a percepção da educação permanente além de uma perspectiva pontual, sendo desencadeada por espaços nos quais atores dialogam acerca da educação permanente, a fim de que esta possa contribuir para o desenvolvimento de competências para atuação no Sistema Único de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Trivisiol da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGENF-UFRGS/RS). Integrante do Grupo de Estudos Culturais na Educação em Saúde e Enfermagem (UFRGS) e do Grupo PEFAS (UFSM).

Valquíria Toledo Souto, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (PPGENF/UFSM/RS). Integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade (PEFAS/UFSM).

Camila Castro Roso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integrante do Grupo de Estudos Culturais na Educação em Saúde e em Enfermagem (UFRGS) e do Grupo PEFAS (UFSM).

Marlene Gomes Terra, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem de Santa Maria UFSM/RS. Pesquisadora do Grupo PEFAS/UFSM.

Downloads

Publicado

2014-03-12

Como Citar

Silva, C. T. da, Souto, V. T., Roso, C. C., & Terra, M. G. (2014). Educação permanente em saúde: percepção de profissionais de uma residência multidisciplinar. Revista De Enfermagem Da UFSM, 3, 627–635. https://doi.org/10.5902/2179769211067

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>