Perfil dos usuários do serviço de radioterapia de um hospital universitário

Autores

  • Michele Carvalho Karkow Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Nara Marilene Oliveira Girardon-Perlini Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS https://orcid.org/0000-0002-3604-2507
  • Claudelí Mistura Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Bruna Vanessa Costa da Rosa Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Natanna da Rosa Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Mayani Suertegaray Martins Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Paula dos Santos Debus Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS https://orcid.org/0000-0003-2360-4782
  • Vera Cristina Dorneles Santos Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769211035

Palavras-chave:

Radioterapia, Câncer, Enfermagem

Resumo

Objetivo: conhecer o perfil sociodemográfico e clínico dos pacientes atendidos no setor de radioterapia do Hospital Universitário de Santa Maria. Método: estudo de natureza quantitativa, de caráter descritivo, retrospectivo e documental, realizado junto ao setor de radioterapia do HUSM. Foram analisados 278 fichas/prontuários de pacientes atendidos no ano de 2011. Os dados foram coletados de maio a agosto de 2012, por meio de um formulário e analisados com base na estatística descritiva. Resultados: os pacientes atendidos são predominantemente homens, brancos, com idade média de 58 anos, casados, com baixa escolaridade, residentes na área urbana, com diagnóstico principalmente de câncer de mama, próstata ou pulmão. Conclusão: o conhecimento das características da população atendida pode contribuir para a melhoria da assistência prestada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Carvalho Karkow, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista de iniciação científica PROIC/HUSM/UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem da UFSM.

Claudelí Mistura, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) - Petrolina/PE (2010). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (PPGENF-UFSM) - Santa Maria/RS Área de concentração: Cuidado, educação e trabalho em enfermagem e saúde; e Linha de pesquisa: Cuidado e Educação em Enfermagem e Saúde. Integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem da UFSM. Tem experiência na área de Enfermagem, Enfermagem da Família, Enfermagem Oncológica com ênfase ao câncer de mama e câncer do colo do útero, Educação em Saúde, Promoção e Prevenção em Saúde, Saúde Coletiva e Pesquisa Qualitativa.

Bruna Vanessa Costa da Rosa, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

nfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSM. Integrante do Grupo de pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem. Participou durante a graduação como bolsista de Iniciação Científica do Fundo de Amparo à Pesquisa (FIPE) da UFSM.

Natanna da Rosa, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Acadêmica de enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria desde agosto de 2010. Bolsista de Iniciação Científica PROIC/HUSM-UFSM de maio à dezembro de 2012. Bolsista de Iniciação Científica FIPE JUNIOR de maio à dezembro de 2013.Integrante do grupo de pesquisa enfermagem,cuidado e saúde.

Mayani Suertegaray Martins, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem. Participante do projeto intitulado "Conhecendo os Usuários do Serviço de Radioterapia do HUSM: Contribuições para o Cuidado de Enfermagem.

Paula dos Santos Debus, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Acadêmica do Curso de Enfermagem, da Universidade Federal de Santa Maria. Técnica de Enfermagem, curso concluído e com experiência na área. Atualmente integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem. Bolsista de Iniciação científica do projeto intitulado "Conhecendo os Usuários do Serviço de Radioterapia do HUSM: Contribuições para o Cuidado de Enfermagem

Vera Cristina Dorneles Santos, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui graduação em Enfermagem - Licenciatura pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira (1987) e graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira (1987). enfermeira da Universidade Federal de Santa Maria. , atuando principalmente nos seguintes temas: atendimento humanizado, consulta de enfermagem, radioterapia e educação em saúde

Downloads

Publicado

2014-03-12

Como Citar

Karkow, M. C., Girardon-Perlini, N. M. O., Mistura, C., Rosa, B. V. C. da, Rosa, N. da, Martins, M. S., Debus, P. dos S., & Santos, V. C. D. (2014). Perfil dos usuários do serviço de radioterapia de um hospital universitário. Revista De Enfermagem Da UFSM, 3, 636–646. https://doi.org/10.5902/2179769211035

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.