Oficinas temáticas como potencializadoras do cuidado a idosos hospitalizados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769211009

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em saúde, Idoso, Assistência à Saúde

Resumo

Objetivo: analisar as contribuições de oficinas temáticas para o cuidado de idosos hospitalizados, desenvolvidas junto a profissionais de enfermagem. Método: caracteriza-se como um estudo qualitativo e descritivo, que utiliza como referencial teórico-metodológico a pesquisa convergente-assistencial. Os sujeitos do estudo são profissionais de enfermagem de uma unidade de clínica médica, de um hospital do noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Resultados: por meio das práticas educativas com os profissionais foi possível unir o saber e o fazer, contribuindo de modo positivo na práxis do cuidado ao idoso hospitalizado. Considerações Finais: as práticas educativas consistem de uma estratégia para qualificar o cuidado ao idoso hospitalizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Elis Both, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria.

Marinês Tambara Leite, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Dra. em Gerontologia Biomédica, docente da Universidade Federal de Santa Maria/Campus Palmeira das Missões. Tutora do Grupo PET Enfermagem/Campus Palmeira das Missões.

Leila Mariza Hildebrant, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Mestre em Enfermagem psiquiátrica. Docente do Departamento de Ciências da Saúde da UFSM/Campus Palmeira das Missões.

Ana Maria Massariol, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria\Campus Palmeira das Missões.

Margrid Beuter, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem e do PPGEnf – Curso de Mestrado da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.

Mirian da Silveira Perrando, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Terapia Intensiva com Ênfase em Oncologia e Infecção Hospitalar da UNIFRA/RS. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.

Downloads

Publicado

2014-03-12

Como Citar

Both, J. E., Leite, M. T., Hildebrant, L. M., Massariol, A. M., Beuter, M., & Perrando, M. da S. (2014). Oficinas temáticas como potencializadoras do cuidado a idosos hospitalizados. Revista De Enfermagem Da UFSM, 3, 599–607. https://doi.org/10.5902/2179769211009

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.