As plantas medicinais como possibilidade de cuidado para distúrbios urinários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769210377

Palavras-chave:

Plantas medicinais, Sistema urinário, Infecções bacterianas, Enfermagem, Terapias complementares

Resumo

Objetivo: investigar as plantas medicinais indicadas para distúrbios urinários, por descendentes da zona rural de um município da região Sul do Rio Grande do Sul. Método: pesquisa qualitativa com nove participantes provenientes da zona rural do município de Capão do Leão, Rio Grande do Sul/RS. Os dados foram coletados entre julho e agosto de 2010, por meio de observação simples e entrevista semiestruturada, os quais foram comparados com estudos científicos. Resultados: sete plantas foram elencadas pelos participantes para distúrbios urinários (Bauhinia sp., Bidens alba, Equisetum hyemale, Fragaria vesca, Petroselium crispum, Phyllanthus sp., Plantago australis). Para todas foram encontrados estudos científicos que comprovaram os efeitos citados popularmente. Considerações Finais: conhecer e valorizar o saber popular sobre as plantas medicinais, assim como suas comprovações científicas, é importante para auxiliar os profissionais de saúde no seu processo de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrieli Daiane Zdanski de Souza, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas

Marjoriê da Costa Mendieta, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas

Teila Ceolin, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeira. Professora Assistente da Faculdade de enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

Rita Maria Heck, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeira. Professora Associada III da Faculdade de enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Enfermagem.

Downloads

Publicado

2014-08-27

Como Citar

Souza, A. D. Z. de, Mendieta, M. da C., Ceolin, T., & Heck, R. M. (2014). As plantas medicinais como possibilidade de cuidado para distúrbios urinários. Revista De Enfermagem Da UFSM, 4(2), 342–349. https://doi.org/10.5902/2179769210377

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)