Segregação dos resíduos sólidos hospitalares

Autores

  • Natalina Maria da Silva Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Elisane Maria Rampelotto Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613084430

Palavras-chave:

Resíduos sólidos, Educação Ambiental, Enfermagem

Resumo

Com este trabalho objetivou-se verificar e analisar o conhecimento e/ou comprometimento por parte das equipes de enfermagem das Unidades intensivas, no processo de segregação dos resíduos sólidos. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa exploratória e descritiva realizada no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Os sujeitos da pesquisa foram 17 integrantes das equipes de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva-adulto e Unidade de Cardiologia Intensiva do referido hospital, entrevistados no período de agosto a setembro de 2011. Para a coleta dos dados utilizou-se entrevista semiestruturada e para encerrar a coleta usou-se o critério de saturação dos dados. A análise ocorreu por meio da apreciação de conteúdo temático. Os princípios éticos foram respeitados durante todo o processo de pesquisa. Conclui-se que a correta segregação dos resíduos acontece em parte nas unidades pesquisadas, por tratar-se de locais onde ocorrem situações estressantes no cuidado ao paciente que, por vezes dificulta a segregação. Outro motivo para a não segregação seria o fato de que alguns profissionais não vislumbram a importância da mesma. Tendo em vista à relevância do tema para a enfermagem, devido à complexidade do trabalho realizado nas unidades intensivas, bem como o volume e variedade de resíduos gerados na assistência aos pacientes, sugere-se capacitações que sensibilizem os profissionais de enfermagem, visando uma efetiva segregação dos resíduos. Dessa maneira, podem-se diminuir os custos financeiros relativos à destinação final dos resíduos infectantes, bem como a diminuição do impacto ao meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalina Maria da Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Especialista em Terapia Intensiva pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Enfermeira. Técnico administrativo do HUSM, Unidade de Cardiologia Intensiva.

Elisane Maria Rampelotto, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta do Curso de Educação Especial, lotada no Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS).

Referências

FILHO, A. M C.; JUNIOR, Geraldo, B C.; CARVALHO, A, P; SILVA, Dany, G, K; QUEIROGA, GERUZIA, M. Análise do conhecimento de profissionais da saúde, estimativa na cidade de Sítio Novo, TO, Relativo aos resíduos hospitalares. Educação Ambiental em Ação. n.31. Ano: VIII Março/ Maio 2010, online.

_____. Ministério da Saúde. Saúde Ambiental e Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde – Brasília: Ministério da Saúde, 2002, p.88.

_____. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada nº 306 de 07 de dezembro de 2004. Dispõe sobre o tratamento e a disposição dos resíduos de serviços de saúde. Diário Oficial da União. 2004; 10 dez.

CAMPONOGARA, S. Um estudo de caso sobre a reflexividade ecológica de trabalhadores hospitalares 2008. Florianópolis, 2008. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

CAPRA, F. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2002.

CORRÊA, L. B. et al. O saber resíduos sólidos de serviços de saúde na formação acadêmica: uma contribuição da educação ambiental. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.9, n.18, p.571-84, set/dez 2005.

MACEDO, Laura C. et al. Segregação de resíduos nos serviços de saúde: a educação ambiental em um hospital - escola. Cogitare Enfermagem. Curitiba; v. 12, n.2, p. 183-8, abr/jun 2007.

MINAYO, Maria Cecília de Sousa. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10ª ed. São Paulo: Hucitec, 2007.

PELICIONI, Maria Cecília Focesi. Saneamento, saúde e ambiente: fundamentos para um desenvolvimento sustentável. Barueri São Paulo: manole, 2005.

PINOTTI, Rafael. Educação ambiental para o século XXI: no Brasil e no mundo. São Paulo: Blucher, 2010.

SOARES, S.G.A.; Atuação do enfermeiro no gerenciamento dos resíduos sólidos dos serviços de saúde. Trabalho de Conclusão de Curso, UFSM, Santa Maria, 2011.

TAKAYANAGUI, Ângela Maria Magosso; Saneamento saúde e ambiente: fundamentos para um desenvolvimento sustentável. Barueri São Paulo: manole, 2005.

Downloads

Publicado

2012-01-23

Como Citar

Silva, N. M. da, & Rampelotto, E. M. (2012). Segregação dos resíduos sólidos hospitalares. Revista Monografias Ambientais, 5(5), 1174–1183. https://doi.org/10.5902/223613084430