A Inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais na prática pedagógica de uma escola municipal do município de Vila Nova do Sul

Autores

  • Sabrina Neves Saldanha Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • Carlos Alberto Xavier Garcia Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • Patrícia Zaupa Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130820646

Palavras-chave:

Inclusão, Formação, Alunos com NEE

Resumo

Este trabalho tem por objetivo trabalhar a socialização, humanização e orientação dos professores e funcionários sobre a importância da inclusão escolar, bem como analisar as relações sobre a inclusão na escola e identificar as principais barreiras reconhecidas para a inserção de alunos com necessidades educacionais especiais em turmas de ensino regular. Os procedimentos metodológicos constituíram em um plano de intervenção composto por oficinas, entrevista e uma palestra. A análise apontou que os educadores da escola pública municipal de Vila Nova do Sul possuem uma visão de integração e não de inclusão e reconhecem a falta de formação, políticas públicas e comprometimento para que a inclusão ocorra,de fato. Dessa forma, embora muito se tenha falado sobre Inclusão Escolar, esse processo vai além do simples ato de colocar um aluno com NEE dentro da escola regular, essa ação deve prever um comprometimento coletivo da escola e dos agentes envolvidos, bem como um projeto-político-pedagógico e o planejamento da formação continuada para os servidores da educação. Assim, conclui-se que com formação e comprometimento a educação inclusiva mesmo com sua complexibilidade poderá acontecer de maneira coerente contribuindo assim para mudar a sociedade, incluindo seus cidadãos de maneira mais justa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Neves Saldanha, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Pós-Graduanda do Curso de Educação: Interdisciplinaridade e Transversalidade, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel.

Carlos Alberto Xavier Garcia, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Mestre em Educação, Núcleo de Desenvolvimento Educacional, Federal do Pampa, São Gabriel.

Patrícia Zaupa, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Especialista em Inclusão, Núcleo de Desenvolvimento Educacional, Federal do Pampa, São Gabriel.

Referências

ALVES, Zélia Mana Mendes Biasoli; SILVA, Maria Helena G. F. Dias.Análise Qualitativa de Dados de Entrevista: uma proposta. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/paideia/article/viewFile/46422/50178. Acesso em: 15 set. 2015.

BAPTISTA, Claudio Roberto; JESUS, Denyse Meirelles de. Avanços em políticas de inclusão: o contexto da educação especial no Brasil e em outros países. Porto Alegre: Mediação, 2009.

CARVALHO, Rosita Edler. Educação inclusiva: com os pingos nos "is". 4. ed. Porto Alegre: Ed. Meditação, 2006.Disponível em: www.deacoordenacao.blogspot.com/2013. Acesso em: 15 set. 2015.

Educação Inclusiva. Disponível em: https://plus.google.com. Acesso em: 5 jul. 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996

SELAU, Bento. Inclusão na sala de aula. 1°ed. Porto alegre: Evangraf, 2007. BRASIl. Acesso em: 5 jul. 2015.

WERNECK, Claúdia. Um tiro no pé. Disponível em: http://www.prefeitura.sp.gov.br. Acesso em: 15 set.2015.

Downloads

Publicado

2015-12-07

Como Citar

Saldanha, S. N., Garcia, C. A. X., & Zaupa, P. (2015). A Inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais na prática pedagógica de uma escola municipal do município de Vila Nova do Sul. Revista Monografias Ambientais, 14, 143–154. https://doi.org/10.5902/2236130820646