A educação do campo e a interdisciplinaridade: desafios e possibilidades

Autores

  • Luiz Felipe Ribeiro Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • Berenice Bueno Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130820644

Palavras-chave:

Escola do campo, Interdisciplinaridade, Projeto

Resumo

O presente artigo trata das dificuldades encontradas por educadores da Educação Básica da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ataliba Rodrigues das Chagas, de São Gabriel/RS, para aplicar a interdisciplinaridade em sala de aula, bem como tal fato tem se tornado cada vez mais um desafio à carreira docente.  Trata-se de uma pesquisa básica de cunho explicativo que envolveu a aplicação de questionários para os docentes do Ensino Fundamental II e contou com uma atividade interventiva cujos objetivos eram identificar o nível de conhecimento do corpo docente, sobre a Interdisciplinaridade; proporcionar fundamentação teórica e auxiliar na elaboração um projeto didático interdisciplinar que atendesse as necessidades específicas dos discentes da escola do campo. Os resultados obtidos mostraram que o currículo desenvolvido segue os princípios das escolas urbanas, não se adequando às peculiaridades da escola do campo. Quanto à interdisciplinaridade, o corpo docente necessita de mais formação teórica quanto ao assunto estando todos dispostos a re (significar) sua prática em busca de uma pedagogia interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Ribeiro, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Bacharel em Gestão Ambiental pela UNIPAMPA, Campus de São Gabriel/RS. Pós-graduado em Educação: Interdisciplinaridade e Transversalidade pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA.

Berenice Bueno, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Licenciada em Ciências Biológicas, Especialista em Educação: Interdisciplinaridade e Transversalidade pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA. Docente no curso de Ciências Biológicas da UNIPAMPA, Campus de São Gabriel/RS.

Referências

BRASIL: Constituição da República Federativa do Brasil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Nº. 9.394/96

BRASIL. Ministério da Educação - MEC, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 2002.

DESCARTES, R. Discurso sobre o método. São Paulo: Hemus, 1978.

FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 4.ed. Campinas: Papirus, 1999.

FAZENDA, Ivani. A Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1992.

FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: História, teoria e Pesquisa. São Paulo: Papirus, 1994.

FERREIRA, Fabiano de Jesus; BRANDÃO, Elias Canuto. Educação do Campo: um olhar histórico, uma realidade concreta Disponível em: www.unifil.br/portal/arquivos/publicacoes/.../1/413_ 546_publipg.pdf. Acesso em: 23 julho 2015.

FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 1996.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

JANTSCH, Ari P.; BIANCHETTI, Lucídio. Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes, 1995.

MACEDO, Lino de. Do Impossível ao Necessário. Revista Pátio, Ano V. Março/maio 2013.

MOLINA, Mônica Castagna; FREITAS, Helana Célia de Abreu. Qual é a questão? Avanços e Desafios na Construção da Educação do Campo. Disponível em: emaberto.inep.gov.br/inex.php/emaberto/ article/view/2652/1824. Acesso em: 22 julho 2015.

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2000.

MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002b.

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

PETRAGLIA, I. C. Edgar Morin: A educação e a complexidade do ser e do saber. 6.ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1992.

SEVERINO, Antônio Joaquim. O conhecimento pedagógico e a interdisciplinaridade: o saber como intencionalização da prática. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Didática e interdisciplinaridade. 12.ed. Campinas: Papirus, 2007.

SILVA, Delcio Barros da. A interdisciplinaridade ao alcance da escola. Disponível em: http://coral.ufsm.br/lec/01_01/DelcioLC5.htm. Acesso em: 20 julho 2015.

Downloads

Publicado

2015-12-07

Como Citar

Ribeiro, L. F., & Bueno, B. (2015). A educação do campo e a interdisciplinaridade: desafios e possibilidades. Revista Monografias Ambientais, 14, 121–130. https://doi.org/10.5902/2236130820644