Análise e sensibilização dos alunos de uma escola pública nas ações sobre educação ambiental

Autores

  • Maria Aparecida Possati dos Santos Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • André Carlos Cruz Copetti Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130820635

Palavras-chave:

Educação ambiental, Escola, Lixo, Cidadania

Resumo

O artigo apresenta os aspectos percebidos durante a ação ocorrida em uma escola de Ensino Médio Estadual sobre as questões relacionadas com a educação ambiental e a problemática do lixo. O grupo de pesquisa escolhido foi o Curso Normal, visto que o mesmo tem como base a formação de professores, e estes, são muitas vezes os multiplicadores de boas práticas de ações no que se refere ao tema escolhido. A formação de professores, sensibilizados para a Educação Ambiental, busca atender as necessidades atuais da sociedade, onde um educador além de suas atividades pedagógicas, torna-se um exemplo a ser seguido, dentro da comunidade em que o mesmo está inserido, é um dos instrumentos fundamentais para a realização de ações ambientais na escola onde os profissionais egressos do curso Normal irão atuar.  Por isso as atividades de exploração foram previamente desenvolvidas como questionários e Rodas de Conversa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Possati dos Santos, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Técnica em Contabilidade, graduada em Engenharia Florestal e Pós-Graduada em Educação: interdisciplinaridade e Transversalidade, Pós-Graduada em Educação Ambiental.

André Carlos Cruz Copetti, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Ciência do Solo na Universidade Federal de Santa Maria e doutor no Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo na Universidade Federal de Santa Maria. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa.

Referências

BRASIL, Política Nacional de Educação Ambiental. Lei 9795/99. Brasília, 1999.BRASIL. Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA. Resolução Nº 275. 2001.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF. MEC/SEF, 1997.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 9º Ed. São Paulo: Gaia, 2004. FAZENDA, Ivani (Org.). Práticas Interdisciplinares na Escola. 10ªed. São Paulo: Cortez, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GODINHO, E. M. S. O. A Educação Ambiental como parceira no tratamento de resíduos sólidos. NUPEAT–IESA–UFG, v.3, n.1, Jan./Jun., 2013, p. 78–93, ISSN 2237-079X.

JACOBI,P. Educação Ambiental , Cidadania e Sustentabildade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, março/ 2003 Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, março/ 2003. Encontrado em http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf

LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.

MARENGO, J.A. - Mudanças climáticas, condições meteorológicas extremas e eventos climáticos no Brasil. Disponível em:http://www.fbds.org.br/fbds/IMG/pdf/doc-504.pdf. Acessado em 29 de agosto de 2015.

MUNIZ, Agnaldo da Costa. Projeto Apoema. Encontrado em http:// www.apoema.com.br /geral.htm. Acessado em 25 de junho de 2015.

PEDRINI, A. de G. Educação Ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. RJ: Vozes, 1997.

SILVA, T. C. L. da, ROZA-GOMES, M.F., OLIVEIRA A.D. de. Educação ambiental: um relato de atividades com embasamento científico. Unoesc & Ciência - ACBS, Joaçaba, v. 1, n. 2, p. 125-134, jul. /dez. 2010. Encontrado em: editora.unoesc.edu.br/index.php/acbs/article/download/583/pdf_84. Acesso em 16/08/15.

SIRANGELO, F. R. Relação entre a ocorrência de inundações e enxurradas e os índices morfométricos das sub-bacias hidrográficas da Região Hidrográfica do Guaíba, Rio Grande do Sul, Brasil. Dissertação de Mestrado. UFRGS. Encontrado em :http://www.ufrgs.br/srm/ ppgsr/ publicacoes/ dissert_fabiana_sirangelo.pdf. Acessado em 29 de agosto de 2015.

Downloads

Publicado

2015-12-07

Como Citar

Santos, M. A. P. dos, & Copetti, A. C. C. (2015). Análise e sensibilização dos alunos de uma escola pública nas ações sobre educação ambiental. Revista Monografias Ambientais, 14, 18–24. https://doi.org/10.5902/2236130820635

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.