O terrário como temática no ensino de ciências na educação do campo

Autores

  • Layanne Nayara de Moura Instituto Federal de Mato Grosso, Jaciara, MT
  • Laylla Natália de Moura Instituto Federal de Mato Grosso, Jaciara, MT
  • Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra Instituto Federal de Mato Grosso, Jaciara, MT
  • Isabela Codolo de Lucena Instituto Federal de Mato Grosso, Jaciara, MT
  • Geison Jader Mello Instituto Federal de Mato Grosso, Jaciara, MT

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130820463

Palavras-chave:

Terrário, Ensino de ciências, Educação do campo

Resumo

As aulas práticas contribuem para uma aprendizagem significativa dentro do Ensino de Ciências. Estas aulas além de se tornarem atividades diferenciadas do ensino tradicional, contribuem para inovar o processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica. Este trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Senador Filinto Muller, distrito de Irenópolis, município de Juscimeira/ MT, sendo considerada uma escola do campo com aproximadamente 120 discentes. Desta maneira, o referido trabalho teve como objetivo avaliar se a construção de terrários pode ser indicada como prática de ensino que propicia a aprendizagem significativa dos discentes no Ensino de Ciências. O terrário foi estruturado e montado com a participação dos discentes e professores. Com os resultados, verificou-se que a confecção de terrários pode ser um instrumento para tornar o ensino de Ciências mais criativo, dinâmico, possibilitando aos discentes a capacidade de observação, análise e de construção dos seus próprios conhecimentos científicos sobre as vidas existentes em um ecossistema. Outro resultado identificado foi a motivação e a participação efetiva dos discentes nas aulas práticas. No contexto de uma escola do campo, a relação entre o ensino de Ciências e a realidade a qual a escola está inserida possibilitou a vivência e a aprendizagem significativa.

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Publicado

2015-11-19

Como Citar

Moura, L. N. de, Moura, L. N. de, Senra, R. E. F., Lucena, I. C. de, & Mello, G. J. (2015). O terrário como temática no ensino de ciências na educação do campo. Revista Monografias Ambientais, 14, 261–277. https://doi.org/10.5902/2236130820463

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