Jogos Interativos: uma abordagem metodológica para auxiliar no processo ensino aprendizagem dos alunos do 6º e 7º anos na Escola Campos Sales em Juscimeira/MT

Autores

  • Edriana Gomes da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, São Vicente, MT
  • Simone Lopes dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, São Vicente, MT
  • Arnaldo Gonçalves de Campos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, São Vicente, MT
  • Dayse Iara Ferreira de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, São Vicente, MT
  • Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida Universidade de Cuiabá, Cuiabá, MT

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130820434

Palavras-chave:

Lúdico, Ferramenta metodológica, Ensino de ciências

Resumo

O uso de metodologia convencional é ainda bastante rotineiro na disciplina de Ciências, para o Ensino Fundamental. A partir desse pressuposto, o presente trabalho teve como objetivo apresentar o lúdico como uma nova ferramenta metodológica para auxiliar no processo ensino/aprendizagem. O lúdico aborda características mais atrativas e estimulantes, tais como: criatividade, emoção, elaboração de regras, socialização e inclusão, proporcionando ao estudante um ambiente de aprendizagem. O trabalho foi desenvolvido numa escola pública da  cidade de Juscimeira/MT, durante duas semanas do mês de setembro de 2014 com uma turma do 6º ano, com base no conteúdo “Agua no Planeta Terra”. Os jogos e regras foram elaborados e desenvolvidos pelos próprios estudantes, durante as aulas. No decorrer da pesquisa foram verificadas reações bastante positivas dos estudantes quanto aos seguintes aspectos: motivação, interação e socialização, bem como, a assimilação do conteúdo. Com os resultados obtidos foi possível perceber que o lúdico constitui num suporte valioso para um trabalho bem sucedido em sala de aula.

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Publicado

2015-11-19

Como Citar

Silva, E. G. da, Santos, S. L. dos, Campos, A. G. de, Oliveira, D. I. F. de, & Almeida, L. I. M. V. de. (2015). Jogos Interativos: uma abordagem metodológica para auxiliar no processo ensino aprendizagem dos alunos do 6º e 7º anos na Escola Campos Sales em Juscimeira/MT. Revista Monografias Ambientais, 14, 23–40. https://doi.org/10.5902/2236130820434