Consciência ambiental entre funcionários do setor de limpeza de uma universidade particular de Belém (PA)

Autores

  • Paula Caroline Vilhena da Silva Universidade da Amazônia, Belém, PA
  • Fabrício Lemos de Siquera Mendes Universidade da Amazônia, Belém, PA
  • Ricardo Bentes Kato Universidade Federal do Pará, Belém, PA

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130816703

Palavras-chave:

Consciência ambiental, Limpeza, Funcionários, Universidade, Educação ambiental

Resumo

Pessoas com consciência ambiental tendem a tomar decisões levando em consideração o impacto ambiental de suas ações, as que não têm é preciso motivá-las a praticar mudanças para a preservação e conservação da natureza em conjunto com si próprio. O presente estudo tem como objetivo analisar a consciência ambiental dos funcionários que trabalham no setor de limpeza de uma Universidade Particular de Belém (PA). A metodologia do estudo teve como base a aplicação de questionário com respostas de múltipla escolha, que incluiu um total de 42 funcionários distribuídos pelos Campi da Universidade; com a coleta dos dados, estes foram tabulados em frequências relativas e posicionados em forma de gráficos. Com relação aos resultados alcançados, pouco mais de 80% dos funcionários responderam que evitam a queima do lixo doméstico, sempre se preocupam em não jogar lixo na rua e têm a prática de comprar lâmpadas que gastam menos energia; pouco mais de 70% responderam que nunca deixam a torneira aberta ao escovar os dentes e sempre fazem economia dos produtos de limpeza durante sua atividade de trabalho; mais de 50% nunca deixam o chuveiro aberto durante a utilização do xampu/condicionador e sabonete; e quase 70% desligam a luz e a TV ao saírem do ambiente. Com isso concluiu-se que os funcionários da limpeza da Universidade apresentam consciência ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Caroline Vilhena da Silva, Universidade da Amazônia, Belém, PA

Acadêmica de Engenharia Sanitária e Ambiental

Fabrício Lemos de Siquera Mendes, Universidade da Amazônia, Belém, PA

Doutor em Desenvolvimento Socioambiental

Ricardo Bentes Kato, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Mestre em Engenharia Civil

Referências

BEDANTE, G. N; SLONGO, L. A. O comportamento de consumo sustentável e suas relações com a consciência ambiental e a intenção de compra de produtos ecologicamente embalados. EMA – Encontro de Marketing, 1. Em: Anais ..., Atibaia, SP: Anpad, 2004.

DIAS, G. F. Atividades interdisciplinares de educação ambiental. São Paulo: Global e Gaia, 1994.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 6 ª. Ed. São Paulo, Gaia, 2000.

GUSMÃO, O. S. et al. Reciclagem artesanal na UEFS: estratégia educacional na valorização do meio ambiente. In: CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE NA BAHIA, 2., 2000. Salvador. Anais... Salvador: UFBA, 2000. p 56-58.

MACEDO, R. L. G. (2000). Percepção e Conscientização Ambientais. Lavras/MG: UFLA/FAEPE.

MEDINA, N. M. (org.). Experiências em educação ambiental. Vol. I. Rio Grande do Sul: Pallotti, 1998.

PELICIONI, M. C. F. Educação ambiental para uma escola saudável. In: PHILIPPI JR, Arlindo; PELICIONI, Maria Cecília Focesi (org). Educação ambiental e sustentabilidade. São Paulo: Manole, 2005.

RIBEIRO, W. C. (2009). Meio Ambiente e Educação Ambiental: as percepções dos docentes do Curso de Geografia da PUC Minas – Unidade Coração Eucarístico. Dissertação: Mestrado em Educação. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte/MG. 229p.

RODRIGUES, M. G. S; COSTA, R. S. O. A integração da educação formal e não-formal: participação e cidadania. CONGRESSO ACADÊMICO SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Em: Anais..., Rio de Janeiro: Ebape-FGV, 09 e 10 dez. 2004.

SANTOS, M. T. “Consciência Ambiental e Mudança de atitude”. 2005. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. UFSC, Florianópolis.

ZITZKE, V. A. Educação Ambiental e Ecodesenvolvimento. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. v. 9, 2002. Disponível em: http://www.fisica.furg.br/mea/remea/vol9/a13art16.pdf. Acesso em: 28 nov. 2005.

Downloads

Publicado

2015-04-24

Como Citar

Silva, P. C. V. da, Mendes, F. L. de S., & Kato, R. B. (2015). Consciência ambiental entre funcionários do setor de limpeza de uma universidade particular de Belém (PA). Revista Monografias Ambientais, 14(1), 88–100. https://doi.org/10.5902/2236130816703

Edição

Seção

EDUCAÇÃO SOCIEDADE E CULTURA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)