Aplicação de indicadores de fragilidade do sistema de natureza ambiental na bacia hidrográfica do rio Cintra-MG

Autores

  • Valdevino José dos Santos Júnior Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas Santo Agostinho, Montes Claros, MG
  • Carolina Oliveira Santos Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas Santo Agostinho, Montes Claros, MG

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130814863

Palavras-chave:

Drenagem Urbana, Avaliação ambiental, Percepção ambiental

Resumo

Os problemas decorrentes da urbanização desordenada são devido à inexistência de políticas de desenvolvimento urbano, como os planos diretores (RIBEIRO e ROOKE, 2010). Neste contexto, o objetivo deste estudo é utilizar Indicadores de Fragilidade do Sistema (IFS) de natureza ambiental e aplicá-los na bacia hidrográfica do rio Cintra em Montes Claros-MG, com intuito de identificar os fatores que interferem no sistema de drenagem pluvial urbano bem como o grau de fragilidade da bacia. Para isto, foram selecionados três pontos de estudo (PEs) na bacia, a citar: nascente, médio curso e foz do rio, para a aplicação dos indicadores de fragilidade do sistema de natureza ambiental. Na bacia identificou-se processos erosivos, interações negativas dos sistemas de drenagem com efluentes domésticos, resíduos sólidos, dentre outros. Os Índices Geral de Fragilidade (IGFs) encontrados foram 57, 49 e 72, respectivamente para a nascente, médio curso e foz do rio, caracterizando alto grau fragilidade sob o aspecto ambiental, variando entre Forte a Muito Forte. Conclui-se que a utilização de indicadores de fragilidade é de suma importância para a gestão pública, sobretudo como uma ferramenta para a identificação de fatores intervenientes e de fragilidade dos sistemas de drenagem pluvial urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdevino José dos Santos Júnior, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas Santo Agostinho, Montes Claros, MG

Engenheiro Ambiental; Engenheiro de Segurança do Trabalho; Iniciação Científica-Grupo de Pesquisa

Carolina Oliveira Santos, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas Santo Agostinho, Montes Claros, MG

Engenheira Química; Especialista em Recursos Hídricos e Ambientais; Docente Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas Santo Agostinho

Referências

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico: sinopse – Minas Gerais, 2010.

KEMERICH, P. D. da C. et al. Avaliação da Sustentabilidade Ambiental em bacias hidrográficas mediante a aplicação do modelo P-E-R. Rev. Elet. em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 10, n. 10, 2013.

MOREIRA, A. A. et al. Análise do Comportamento Espectral de Fitofisionomias no Parque Estadual Lapa Grande por meio de dados MODIS. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 6, n. 6, 2013.

MOTA, S. Gestão ambiental de recursos hídricos. 3. ed. Rio de Janeiro: ABES, 2008.

PORTO, R.; ZAHEL, F. K; TUCCI, C.; BIDONE, F. Drenagem Urbana. In: Hidrologia: ciência e aplicação. TUCCI, C. E. M. (org.). Porto Alegre: Ed. da Universidade, ABRH, EDUSP, 1993.

RIBEIRO, J. W.; ROOKE, J. M. S. Saneamento básico e sua relação com o meio ambiente e a saúde pública. 2010. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Análise Ambiental) – Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Juiz de Fora, 2010.

SILVA, B. J. da; PEREIRA, O. S.; ASSIS, W. A. V. de; MORAIS, L. R. S. O componente drenagem urbana no plano municipal de saneamento ambiental de Alagoinhas, Bahia. Disponível em: www.semasa.sp.gov.br/admin/biblioteca/docs/pdf/35Assemae126.pdf. Acesso em: 10 maio 2014.

SANTOS JÚNIOR, V. J. dos. Avaliação da drenagem pluvial da bacia hidrográfica do córrego Cintra em Montes Claros/MG. 2013. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Ambiental) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas Santo Agostinho – FACET, Montes Claros, 2013.

SILVA, B. J. da. et al. O componente drenagem urbana no plano municipal de saneamento de Alagoinhas, Bahia.2004. Disponível em: www.semasa.sp.gov.br/admin/biblioteca/docs/pdf/35Assemae126.pdf‎. Acesso em: 15 maio 2014.

STEINER, L. Avaliação do sistema de drenagem pluvial urbana com aplicação do índice de fragilidade. Estudo de caso: microbacia do Rio Criciúma, SC. 2011. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Ambiental) – Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Criciúma, 2011.

TUCCI, C. E. M. Inundações urbanas. Porto Alegre: ABRH/RHAMA, 2007.

Downloads

Publicado

2014-12-16

Como Citar

Santos Júnior, V. J. dos, & Santos, C. O. (2014). Aplicação de indicadores de fragilidade do sistema de natureza ambiental na bacia hidrográfica do rio Cintra-MG. Revista Monografias Ambientais, 13(5), 3872–3880. https://doi.org/10.5902/2236130814863

Edição

Seção

ARTIGOS