Gerenciamento de comitês de bacia: desafios e potencialidades

Autores

  • Pedro Daniel da Cunha Kemerich Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS
  • Luciana Gregory Ritter Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Vinicius Ferreira Dulac Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130814412

Palavras-chave:

Comitês, Conflitos, Gestão

Resumo

O aumento da degradação ambiental leva a busca por novas metodologias de gestão que visem o desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, surgem os comitês de bacia hidrográfica, os quais estão previstos no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, sendo este sistema instituído pela Política Nacional de Recursos Hídricos. Os comitês são órgãos colegiados onde são debatidas as questões regionais referentes à gestão das águas, fazendo parte desse sistema representantes da União, dos Estados e do Distrito Federal cujos territórios se situem, ainda que parcialmente, em suas respectivas áreas de atuação, dos Municípios situados, no todo ou em parte, em sua área de atuação, dos usuários das águas de sua área de atuação e das entidades civis de recursos hídricos com atuação comprovada na bacia. Os comitês possuem várias atribuições, as quais estão descritas no art. 19 da Lei Estadual nº 10.350/94 – no caso da Política de Recursos Hídricos do Estado do Rio Grande do Sul cabendo destacar a sua função de dirimir conflitos. Possuindo o potencial de sintetizar as diretrizes, o comitê configura-se em um espaço institucional o qual pode ser caracterizado como uma arena de tomada de decisões para o compartilhamento de interesses e integração de políticas dos setores usuários da água e da sociedade civil. Assim, o êxito de seu funcionamento em certa medida significa o êxito da própria política das águas, principalmente no que se refere á gestão descentralizada e participativa. O grande desafio é que esses espaços sejam efetivamente públicos, tanto no seu formato quanto nos resultados, e para tal os comitês devem passar por uma avaliação contínua de sua estrutura social, a partir de uma análise de suas ações enquanto órgãos que devem funcionar como um fórum integrador de políticas, promovendo a gestão integrada e sustentável dos recursos naturais da bacia hidrográfica, conforme as diretrizes da Política de Recursos Hídricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Daniel da Cunha Kemerich, Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS

Possui graduação em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2005). Possui mestrado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (2008), Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2009) e Doutorado em Engenharia Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão ambiental, avaliação de impactos ambientais, planejamento ambiental, água subterrânea, qualidade da água, saneamento ambiental, reúso de água, aproveitamento de água da chuva, indicadores de sustentabilidade ambiental, análise de vulnerabilidade à contaminação. Também foi Consultor e Perito Ambiental, tendo atuado em diversos municípios. Atuou como Professor do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA em cursos de Graduação e Pós-Graduação, onde também foi coordenador de estágios e membro do colegiado do curso de Engenharia Ambiental, foi membro do colegiado do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria/CESNORS, Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria/CESNORS, membro do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é Professor da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus Caçapava do Sul. Também é membro da Comissão de Avaliadores de Curso de Graduação e Avaliador Institucional do SINAES/INEP/MEC. Integra os grupos de pesquisa: Ciências Ambientais em Engenharia (UNIFRA) e Solos e Produção Vegetal (UFSM).

Luciana Gregory Ritter, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Aluna de graduação do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFSM.

Vinicius Ferreira Dulac, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Mestre em recursos hídricos e saneamento ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria. É bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Pampa. Tem interesse na área de gestão integrada de recursos hídricos, com ênfase em hidrologia aplicada e na avaliação e planejamento para implantação de políticas, programas e instrumentos de gestão.

Referências

ABERS, R.; KECK, M. Comitês de bacia no Brasil uma abordagem política no estudo da participação

social. R. B. Estudos Urbanos e Regionais, V. 6, N. 1/Maio 2004.

ANDREOZZI, S. L. Planejamento e Gestão de Bacias Hidrográficas: Uma Abordagem Pelos Caminhos da Sustentabilidade Sistêmica. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Geografia – UNESP. Rio Claro, UNESP, 2005.

BARBOSA, H. B. O Desafio da Gestão Integrada: Recursos Hídricos na Grande São Paulo. 2003. Dissertação (Mestrado). Curso de Pós-graduação da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getulio Vargas, São Paulo, 2003.

CARDOSO, M. L. de M. Desafios e potencialidades dos comitês de bacias hidrográficas. Cienc. Cult. vol.55, nº 4, São Paulo. 2003.

COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAMAQUÃ - CBHC. Composição. Disponível em: http://www.comitecamaqua.com. Acesso em: 5.jul.2013.

COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SANTA MARIA -

CBHSM. Composição 2012-2014. Disponível em: http://www.comiterio santamaria.com.br. Acesso

em: 10 jul. 2013.

COSTA, F. J. L. Debates. In: Monticeli, João Jerônimo (Coord.). Organismos de Bacias Hidrográficas. Rio de Janeiro: Semads, p. 17-28, 2002.

DULAC, V. F.; BAGGIOTTO, C.; CRUZ, J. C.; CONSENSA, C. B. Classificação das deliberações e projetos aprovados pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria. 3º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente, Bento Gonçalves, 2012.

FRACALANZA, A. P.; CAMPOS, V. N.; MEDEIROS, Y. D. Governança das águas da região metropolitana de São Paulo (Brasil) – o caso do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê. In: Dimensões político institucionais da governança da água na América Latina e Europa. São Paulo: Annablume, p. 42 – 59, 2009.

FRANCO, A. Capital Social. Cidade: Instituto de Política. Millennium, 2001.

GUIVANT, J.; JACOBI, P. Da hidrotécnica à hidropolítica: novos rumos para a regulação e gestão dos riscos ambientais no Brasil. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis/ Universidade Federal de Santa Catarina, n. 43, 2003.

JACOBI, P. R.; FRACALANZA, A. P. Comitês de bacias hidrográficas no Brasil: desafios de fortalecimento da gestão compartilhada e participativa. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 11-12, p. 41-49, jan./dez. 2005.

JACOBI, P. R. Participação na gestão ambiental no Brasil: os comitês de bacias hidrográficas e o desafio do fortalecimento de espaços públicos colegiados. En publicacion: Los tormentos de la materia. Aportes para una ecología política latinoamericana. Alimonda, Héctor. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Buenos Aires. Marzo 2006.

JACOBI, P. R.; BARBI, F. Democracia e participação na gestão dos recursos hídricos no Brasil. Rev. Katál. Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 237-244, jul./dez. 2007.

HAASE, J. O Encontro Estado e Sociedade na Política Gaúcha das Águas. 315p. Tese de Doutorado em Ecologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

KEMERICH, P. D. da C.; MARTINS, S. R.; KOBIYAMA, M.; BURIOL, G. A.; CRUZ, R. C.; RITTER, L. G.; DULAC, V. F. Efetividade do comitê de gerenciamento de recursos hídricos na bacia hidrográfica dos Rios Vacacaí e VacacaíMirim. Recursos hídricos, v. 34, n. 2, p. 13-24, 2013.

LIMA, A. G. A bacia hidrográfica como recorte de estudos em geografia humana. Ver. Geografia (Londrina), v. 14, nº 2, 2005.

MACIEL, P. Debates. In: Monticeli, João Jerônimo (Coord.). Organismos de Bacias Hidrográficas. Rio

de Janeiro: Semads, p. 17- 28, 2002.

MAGALHÃES Jr, A. Variáveis e desafios do processo decisório no contexto dos Comitês de Bacia Hidrográfica no Brasil. Ambient. soc., nº.8, p.21-48, 2001.

MASCARENHAS, A. C. Comitê de Bacia Hidrográfica: O Que é, Como Funciona, e que Papel Desempenha na Gestão dos Recursos Hídricos. In: Plenarium, ano III, n. 3. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2006.

MEIER, M. A. A conjuntura dos instrumentos da política estadual de recursos hídricos do estado do

Rio Grande do Sul. 238 p. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Maria, Centro de

Ciências Naturais e Exatas, Programa de Pós-Graduação em Geografia e Geociências, RS, 2011.

NASCIMENTO, W. M. do; VILLAÇA, M. G. Bacias hidrográficas: planejamento e gerenciamento. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Três Lagoas, MS, Nº 7, ano 5,

Disponível em: http://www.cptl.ufms.br/revista-geo/Art507_W.Nascimento_M.Vila%E7a.pdf. Acesso em 25 abr. 2013.

PAIM, P. Paulo Paim: Entrevista [julh. 2010]. Entrevistador: M. A. Meier. Porto Alegre: DRH-RS, 2010.

cd sonoro. Entrevista concedida ao projeto “A conjuntura dos instrumentos de gestão da Legislação

dos Recursos Hídricos no Estado do Rio Grande do Sul”. 2010.

PEREIRA, D. S. P.; JOHNSSON, R. M. F. Descentralização da gestão dos recursos hídricos em bacias nacionais no Brasil. REGA, Vol. 2, no. 1, p. 53-72, jan./jun. 2005.

TUNDISI, J. G. Novas perspectivas para a gestão de recursos hídricos. Revista USP, São Paulo, n.70, p. 24-35, jun./ag. 2006.

Downloads

Publicado

2014-11-26

Como Citar

Kemerich, P. D. da C., Ritter, L. G., & Dulac, V. F. (2014). Gerenciamento de comitês de bacia: desafios e potencialidades. Revista Monografias Ambientais, 13(4), 3737–3743. https://doi.org/10.5902/2236130814412

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>