Controle e previsão de níveis de ruído e vibrações gerados pelo desmonte de rochas com explosivos

Autores

  • Felipe Tavares Dorneles Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS
  • Luis Eduardo de Souza Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS
  • Raul Oliveira Neto Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130814410

Palavras-chave:

Desmonte de rochas, Explosivos, Impactos ambientais, Ruídos, Vibração

Resumo

De maneira geral, os crescimentos econômico e populacional aumentam a demanda por recursos minerais e, a cada ano, podemos observar pedreiras e mineradoras cada vez maiores e mais próximas às aglomerações urbanas, de modo que seus efeitos sobre as populações são mais notados. Dentre os efeitos das atividades mineiras sobre o meio ambiente, os oriundos do impacto do uso de explosivos são geralmente mais lembrados pela opinião pública, sendo que numa operação de desmonte com explosivos típica, cerca de 20-30% da quantidade total de energia do explosivo é utilizada na fragmentação de rocha, enquanto que o restante é perdido na forma de vibrações no terreno, ruído e calor. Desta forma, há um risco real associado com esta operação, tanto para seres humanos quanto para o meio-ambiente. Além disso, pela sensibilidade humana às vibrações e ao ruído, sempre que uma operação de desmonte é realizada próxima a uma área urbana, reclamações da comunidade são uma constante, mesmo que os níveis destes impactos estejam abaixo dos limites exigidos pela legislação. Neste sentido, este trabalho está inserido no desenvolvimento de um programa de monitoramento dos níveis de vibração e ruído provocados por desmonte com explosivo, nas várias cavas de calcário atualmente explotadas no município de Caçapava do Sul, com o objetivo de propor um modelo matemático para a atenuação destas vibrações. A partir da obtenção destas equações de atenuação, espera-se elaborar um zoneamento das cargas máximas por espera a serem praticadas nas áreas em estudo, proporcionando melhorias na rotina das empresas no que se refere à fragmentação, além de pautar os níveis de vibração e ruído nos limites considerados toleráveis pela legislação atual.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Tavares Dorneles, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS

Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Mineral Universidade Federal do Pampa

Luis Eduardo de Souza, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS

Possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Engenharia pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (PPGEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Durante o trabalho de doutoramento, foi bolsista de intercâmbio do programa CAPES-FIPSE no New Mexico Institute of Mining and Technology (NMT), em convênio com a UFRGS e UFMG. Foi engenheiro master da Companhia Vale do Rio Doce e, atualmente, atua na área de Engenharia de Minas, com ênfase em avaliação de depósitos minerais, estimativa e classificação de recursos e reservas, geoestatística e desmonte de rochas. Desde setembro de 2009 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa, no Campus de Caçapava do Sul.

Raul Oliveira Neto, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS

Possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1980), mestrado e doutorado em Engenharia PPGEM -UFRGS (1999 e 2007) com estágio de doutorado na Universidad Politécnica de Barcelona - Espanha na área de estudos técnicos-econômicos em Aterros Sanitários e Gestão de Resíduos Sólidos. Possui especialização em Meio Ambiente e Segurança na Mineração na Ecole de Mines d´Alès na França.  Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA do Curso Superior de Tecnologia em Mineração . Foi consultor em mineração e meio ambiente pela Minerar Consultoria e Projetos Ltda durante mais de 20 anos. Foi professor Substituto da UFRGS (2008) com disciplinas da enga. de minas e da enga. ambiental. Foi  professor da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, no curso de especialização em Gestão e Política Mineral para profissionais do DNPM. Tem experiência com acervo técnico na área de Engenharia de Minas em planejamento de lavra, gestão ambiental na mineração, operação e otimização do beneficiamento mineral, aproveitamento de cavas como aterros sanitários e avaliação econômica de projetos. Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Mineral, Mestrado profissional com linha de concentração em Gestão Ambiental e Sustentabilidade da Universidade Federal do Pampa.

Referências

ABNT. NBR-9653 - Guia para avaliação dos efeitos provocados pelo uso de explosivos nas minerações em áreas urbanas. Rio de Janeiro: 12 p., 2005.

CPRM - Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais. Ministério de Minas e Energia. Programa Levantamentos Geológicos Básicos do Brasil. Cachoeira do Sul, Folha SH.22-Y-A. In: PORCHER, C. A.; LOPES, R. C. (Org.). Estado do Rio de Grande do Sul. Brasília, 2000.

BORTOLOTTO, O. J. Petrografia dos Mármores de Caçapava do Sul. Ciência e Natura: v. 9, p. 37-65, 1987. DALLORA NETO, C. & FERREIRA, G.C. Controle de vibrações geradas por desmonte de rocha com explosivos. Estudo de caso: calcário Cruzeiro, Limeira (SP). São Paulo: UNESP, Geociências, v. 25, n. 4, p. 455-466, 2006.

GAMA, C.D. Vibrações na atmosfera e nos terrenos adjacentes pós-detonação de explosivos – quantificação da sua afetação ambiental. Acústica 2008, Coimbra, Portugal: Universidade de Coimbra, 2008.

GIRAUDI, A.; CARDU, M. & KECOJEVIC, V. An assessment of blasting vibrations: a case study on quarry operation. American Journal of Environmental Sciences, v. 5, n. 4, p. 467-473, 2009.

GOKHALE, B.V. Rotary drilling and blasting in large surface mines. Leiden, The Netherlands: CCR Press/Balkema, 777 p., 2011.

KONYA, C.J. Blast design. Montville, Ohio, USA: Intercontinental Development Corporation, 246 p., 1995.

KOPPE, J.C.; SALVADORETTI, P.; MUNARETTI, E. & COSTA, J.F.C.L. Monitoramento geofísico de desmonte de rocha com utilização de explosivos em condições de risco elevado em zona urbana. Ouro Preto: REM – Revista Escola de Minas, 2001.

LARSON, R. & FARBER, B. Estatística aplicada. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 637 p., 2010.

MUNARETTI, E.; KOPPE, J.C.; MEDEIROS, M.A. & COSTA, J.F.C.L. Proposta de delimitação de zona especial de mineração por meio de estudo de atenuação de onda sísmica gerada por desmonte com explosivos em Caxias do Sul, RS. IBRAM, 2006a.

MUNARETTI, E.; KOPPE, J.C.; SCHNACK, P. & COSTA, J.F.C.L. Estudo da atenuação de onda sísmica para construção de depósito de resíduos industriais na Pedreira Expopedras, Carlos Barbosa, RS. IBRAM, 2006b.

OLOFSSON, S.O. Applied Explosives Technology for Construction and Mining. Sweden: APPLEX, 1994.

PERSSON, P.A.; HOLMBERG, R. & LEE, J. Rock Blasting and Explosives Engineering. Boca Raton, Florida: CCR Press, 531 p., 1994.

SEN, G. Blasting Technology – For Mining and Civil Engineers. Sydney, Austrália: University of New South Wales Press LTD., 154 p., 1995.

SISKIND, D. & STAGG, M.S. Blast Vibration Measurements Near and On Structure Foundations. USA: Report of investigations 8969, USBM – United States Bureau of Mines, 1985.

Downloads

Publicado

2014-09-01

Como Citar

Dorneles, F. T., Souza, L. E. de, & Oliveira Neto, R. (2014). Controle e previsão de níveis de ruído e vibrações gerados pelo desmonte de rochas com explosivos. Revista Monografias Ambientais, 13(4), 3639–3648. https://doi.org/10.5902/2236130814410

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)