Avaliação da gestão integrada de resíduos sólidos urbanos no Brasil em comparação com países desenvolvidos

Autores

  • Raul Oliveira Neto Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS
  • Luis Eduardo Souza Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS
  • Carlos Otavio Petter Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130814408

Palavras-chave:

Gestão, Resíduos, Urbanos, Integrada, Avaliação

Resumo

O gerenciamento de resíduos municipais é um tema que vem se tornando cada vez mais importante no contexto das preocupações mundiais dos governos, e teve um considerável desenvolvimento nas últimas décadas. Tanto os países desenvolvidos como os “em desenvolvimento” emitiram normativas legais restritivas, visando otimizar seus planos de tratamento e destinação final destes resíduos. O objetivo principal do trabalho é investigar a real situação deste cenário no Brasil e nos países desenvolvidos, demonstrando os resultados obtidos e traçando um paralelo comparativo e critico. São transcritos e analisados os dados obtidos, em cada fase de uma Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos – GIRSU. Conclusões importantes são relatadas, tais como, o alto nível de investimento dos países desenvolvidos em relação às campanhas de conscientização para implantação de uma efetiva GIRSU, assim como contrastes marcantes entre os índices de reciclagem no Brasil e neste bloco diferenciado de países, ou seja, 2% e 20%, respectivamente, no montante dos resíduos totais gerados. A avaliação final é de que o diferencial esta nas ações políticas de incentivo econômico destes países desenvolvidos, em termos de subsídios, se comparados com o caso brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raul Oliveira Neto, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS

Professor Doutor em Engenharia pelo PPGEM-UFRGS, estagio doutoral na Universidad Politecnica de Catalunia - Espanha, Mestre em Engenharia pelo PPGEM-UFRGS, Especialização em Meio Ambiente na Mineração pela Ecole des Mines d'Alès-França, Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Mineração, Professor do Programa de Pós Graduação em Tecnologia Mineral - PPGTM, Mestrado Profissional em Gestão Ambiental e Sustentabilidade na Mineração- UNIPAMPA.

Luis Eduardo Souza, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS

Possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Engenharia pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (PPGEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Durante o trabalho de doutoramento, foi bolsista de intercâmbio do programa CAPES-FIPSE no New Mexico Institute of Mining and Technology (NMT), em convênio com a UFRGS e UFMG. Foi engenheiro master da Companhia Vale do Rio Doce e, atualmente, atua na área de Engenharia de Minas, com ênfase em avaliação de depósitos minerais, estimativa e classificação de recursos e reservas, geoestatística e desmonte de rochas. Desde setembro de 2009 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa, no Campus de Caçapava do Sul.

Carlos Otavio Petter, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) , especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987) , especialização em Etudes Approfondies de Genie Civil et Minier pela Ecole Des Mines Paris (1991) , mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) , doutorado em Techniques Et Economie de L'entreprise Minière pela Ecole Des Mines Paris (1994) e pós-doutorado pela Ecole des Mines d'Alès (2002) . Atualmente é Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Engenharia de Minas , com ênfase em Lavra. Atuando principalmente nos seguintes temas: Caulim, Colorimetria, Lavra Seletiva.

Referências

Alemu, C. La bonne élève de l`Union Européene. Label France, dez. 2001.

Calderoni, S. Os Bilhões Perdidos no Lixo. 4. edição – São Paulo: Humanitas Editora / FFLCH / USP, 2005. 346 p.

D’Almeida, M.L.O. & Vilhena, A. Lixo muncipal: Manual de gerenciamento integrado. 2ª. Ed., São Paulo: IPT/CEMPRE, 2000. 370p.

EMB. Entidad Metropolitana de Medio Ambiente de Barcelona, Datos Ambientales Metropolitanos de 2004. Edição de outubro de 2005.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia Econômica, 2000. Pesquisa Nacional de Saneamento Básico - PNSB.

Koushki P.A., Al-Duaij U. & Al-Ghimlas W. Collection and transportation cost of household solid waste in Kuwait. Waste Management n. 24, 2004, pp. 957-964.

Leite, V.D. et al. Bioestabilização de resíduos sólidos orgânicos. Digestão de resíduos sólidos orgânicos e aproveitamento do biogás. Rio de Janeiro, ABES.Projeto PROSAB. 2003. p. 95 -119.

Leme, J.H.P. Estudo de caso: reciclagem energética na Usina Verde. 1º Simpósio Brasileiro de Incineração – UPAN. Porto Alegre, dezembro de 2006.

Leroy J.B. Guia para elaboración de um proyecto de tratamiento de resíduos urbanos. Revista Resíduos n. 82, janeiro-fevereiro de 2005, pp. 46-53.

Lima, J. D. Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil. Universidade Federal da Paraíba, , 2000, 267 p.

Miranda, E. C. et al. Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento: Diagnóstico do Manejo de Resíduos Sólidos-2004. Brasília, M.CIDADES, SNSA, 2006, 381 p.

Neto, S.N., König, T. et al. Gerenciamento de Resíduos Sólidos: uma visão de futuro. Secretaria do Meio Ambiente do estado de São Paulo e Secretaria do Meio Ambiente, Saúde Pública e Proteção do Consumidor da Baviera. 2005. 80 p.

Riera, P. & García, L. Análisis económico de la gestión de resíduos urbanos. XXIII Reunión de Estudios Regionales, Valencia, 18-21 noviembre 1997.

Sabata, J.M.C. Gestion de los resíduos sólidos urbanos. Universitat Politécnica de Catalunya-UPC / Metrópolis. 2006. http://www.ema-amb.es

Strobridge, D. E. & Gerlock, F.G. Obtención de datos y control de costes. Manual McGraw-Hill de Reciclage, 1996. Cap.33.

Downloads

Publicado

2014-11-26

Como Citar

Oliveira Neto, R., Souza, L. E., & Petter, C. O. (2014). Avaliação da gestão integrada de resíduos sólidos urbanos no Brasil em comparação com países desenvolvidos. Revista Monografias Ambientais, 13(4), 3702–3712. https://doi.org/10.5902/2236130814408

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)