Panorama das atividades de Educação Ambiental em Unidades de Conservação: uma revisão sistemática em meta-análise

Autores

  • Cláudia Regina Bosa Zoológico Municipal de Curitiba, Curitiba, PR
  • Ana Lucia da Costa Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130814310

Palavras-chave:

Meio ambiente, Biodiversidade, Educação ao ar livre

Resumo

Devido aos grandes desafios ambientais da última década a Educação Ambiental vem ganhando destaque e maior atenção por parte da sociedade, como um importante agente transformador da realidade. O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática em meta-análise na tentativa de conhecer os programas de Educação Ambiental desenvolvidos em Unidades de Conservação no Brasil. O levantamento de dados foi realizado por meio da busca de artigos científicos, obedecendo a um fluxograma previamente delineado. Os pontos de interesse dos artigos selecionados foram: tema do estudo, autores, local de realização, metodologia, público alvo e resultados. Um total de 20 artigos foi selecionado dentro dos parâmetros estabelecidos. Diante da análise dos mesmos foi possível observar a existência de grande número de Unidades de Conservação no Brasil, porém as mesmas não estão distribuídas de forma homogênea, há uma maior distribuição nas regiões sul, sudeste e nordeste, com maior densidade de artigos científicos publicados nas Unidades de Conservação da região sudeste. Diante dos resultados desta revisão, pode-se afirmar que há maior necessidade de criação de Unidades de Conservação nas regiões Norte e Centro-oeste do Brasil e também há necessidade de realizar um trabalho de incentivo para compor equipes de Educação Ambiental em todas as Unidades de Conservação a fim de informar e sensibilizar a população sobre a importância destes ambientes para a conservação dos ecossistemas nos quais estão inseridos.

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Biografia do Autor

Cláudia Regina Bosa, Zoológico Municipal de Curitiba, Curitiba, PR

Bióloga do Zoológico Municipal de Curitiba, mestre em Zoologia- UFPR, Professora e orientadora do Curso de Especialização em Conservação da Natureza e Educação Ambiental da PUC/PR. Doutoranda em Microbiologia, Parasitologia e Patologia pela UFPR

Ana Lucia da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

Bióloga Licenciada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

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Publicado

2014-09-01

Como Citar

Bosa, C. R., & Costa, A. L. da. (2014). Panorama das atividades de Educação Ambiental em Unidades de Conservação: uma revisão sistemática em meta-análise. Revista Monografias Ambientais, 13(4), 3610–3622. https://doi.org/10.5902/2236130814310

Edição

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