Percepções e avaliações do consumo de água em escolas públicas da mesorregião geográfica Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba (MG)

Autores

  • Nágela Aparecida Melo Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG
  • Marcio Ricardo Salla Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG
  • Fernanda Ribeiro Garcia Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130814271

Palavras-chave:

Consumo de água em escolas, Educação ambiental, Uso racional de água

Resumo

Para a promoção da sustentabilidade ambiental faz-se urgente, em todos os segmentos da sociedade, a revisão de como o consumo de água é realizado e, sobretudo, a adoção de práticas e tecnologias que possibilitem melhor aproveitamento deste recurso e a diminuição do desperdício. Em unidades escolares públicas é frequente o uso inadequado da água e também perdas pelas condições de conservação dos sistemas hidrossanitários. Este artigo tem como cerne o questionamento sobre como o consumo de água é realizado em escolas públicas na mesorregião geográfica do Triângulo Mineiro. Os aspectos estudados foram separados por setor (banheiro, cozinha, área interna e externa), que incluíram a identificação do consumo de água, os procedimentos práticos na limpeza e manutenção e os hábitos dos usuários. A compreensão dos principais aspectos, relacionados a este assunto, é tomada como a referência principal para a proposição de diretrizes em projetos de educação ambiental voltados para o uso racional da água.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nágela Aparecida Melo, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

Doutora em Geografia, professora na Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade deEngenharia Civil

Marcio Ricardo Salla, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

Doutor em Hidráulica e Saneamento, professor na Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Engenharia Civil

Fernanda Ribeiro Garcia Oliveira

Mestre em Engenharia Civil e professora na rede pública de ensino do estado de Minas Gerais

Referências

AULETE, C. Mini dicionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 896 p., 2004.

CHEUNG, P. B.; KIPERSTOK, A.; COHIM, E.; ALVES, W.C.; PHILIPPI, L.S.; ZANELLA, L.; ABE N.; GOMES, H.P.; SILVA, B.C.; PERTEL, M.; GONÇALVES, R.F. Consumo de água. In: GONÇALVES, R. F. (Coord.). Uso Racional de Água e Energia: conservação de água e energia em sistemas prediais de abastecimento de água. Vitória: ABES-PROSAB, 350 p., 2009.

FIGUEIREDO, C. R. Equipamentos hidráulicos e sanitários. Brasília: UnB, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/13eqhidrasan.pdf. Acesso em: 30 maio, 2014.

GONÇALVES, O. M.; ILHA, M.S.O.; AMORIM, S.V.; PEDROSO, L.P. Indicadores de uso racional da água para escolas de ensino fundamental e médio. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 5, n. 3, p.35-48, jul./set. 2005.

OLIVEIRA, F. R. G. Consumo de água e percepção dos usuários para o uso racional de água em escolas estaduais de Minas Gerais. 2013. 193 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.

TOZONI-REIS, M. F. C. Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição. Ciência & Educação, Bauru, v. 8, n. 1, p. 83-96, jan., 2002.

VIMIEIRO, G. V. Educação ambiental e emprego de equipamentos economizadores na redução do consumo de água em residências de famílias de baixa renda e em uma escola de ensino fundamental. 2005. 105 f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.

YWASHIMA, L. A. Avaliação do uso de água em edifícios escolares. 2005. 185 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Faculdade de Engenharia Civil e Arquitetura, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

Downloads

Publicado

2014-09-01

Como Citar

Melo, N. A., Salla, M. R., & Oliveira, F. R. G. (2014). Percepções e avaliações do consumo de água em escolas públicas da mesorregião geográfica Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba (MG). Revista Monografias Ambientais, 13(4), 3599–3609. https://doi.org/10.5902/2236130814271

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.