O sistema de gestão ambiental como impulsor da educação ambiental: um estudo de caso em uma empresa do polo industrial de Manaus (PIM) a partir da percepção de seus colaboradores

Autores

  • Ádria de Azevedo Araújo Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM
  • Tereza Maria Pereira Bezerra Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM
  • Haydy Soraya Urday Del Carpio Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM
  • Sarah Nair Nascimento dos Santos Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM
  • Patrícia Auxiliadora Ribeiro de França Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM
  • Maria da Glória Vitório Guimarães Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130814169

Palavras-chave:

Sistema de gestão ambiental, Educação ambiental, Percepção dos colaboradores

Resumo

Este trabalho teve como ponto de partida encontrar resposta à seguinte problematização: em que medida o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) adotado por uma empresa do Polo Industrial de Manaus (PIM) tem contribuído para a Educação Ambiental (EA) de seus colaboradores? Em decorrência de tal pergunta, o trabalho teve como objetivo geral verificar, a partir da percepção de colaboradores, se a empresa pesquisada, localizada no Polo Industrial de Manaus e que possui Sistema de Gestão Ambiental, contribui para a educação ambiental dos seus funcionários. Especificamente pretende-se identificar: - se e como ocorre o processo de educação ambiental em empresa com certificação ISO 14.001; - se a empresa pesquisada apoia e incentiva a criação de projetos pelos seus colaboradores que visam à preservação ambiental; - se, decorrentes dos processos de gestão ambiental e educação ambiental, ocorrem reflexões e mudanças de atitudes referentes a questões ambientais no contexto profissional e pessoal dos trabalhadores da empresa estudada; - e ainda, verificar o grau de interesse dos funcionários com relação às questões ambientais. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, com pesquisa empírica do tipo descritiva, sobretudo na forma de trabalho de campo. Os principais resultados se mostraram concernentes com as abordagens de importantes autores da literatura sobre o assunto. Pode-se concluir que a EA, como uma ferramenta advinda do SGA, contribui para o processo de conscientização dos colaboradores, onde estes adquirem condições de assumir o papel de agentes de mudança em qualquer contexto e situação, influenciando, inclusive, em suas práticas pessoais e profissionais, bem como, adquirem a capacidade de disseminar informações sobre a temática ambiental para aqueles que o circundam, como seus familiares, amigos e colegas de trabalho; além de possuírem um elevado grau de interesse em relação às questões ambientais, também percebem tais práticas com extremo valor para enfrentar delicados problemas ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ádria de Azevedo Araújo, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

Bolsista do Programa de Educação Tutorial de Administração - PET-ADM/MEC/UFAM. Graduanda em Administração na Universidade Federal do Amazonas.

Tereza Maria Pereira Bezerra, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

Bolsista do Programa de Educação Tutorial de Administração - PET-ADM/MEC/UFAM. Graduanda em Administração na Universidade Federal do Amazonas.

Haydy Soraya Urday Del Carpio, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

Bolsista do Programa de Educação Tutorial de Administração - PET-ADM/MEC/UFAM. Graduanda em Administração na Universidade Federal do Amazonas.

Sarah Nair Nascimento dos Santos, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

Bolsista do Programa de Educação Tutorial de Administração - PET-ADM/MEC/UFAM. Graduanda em Administração na Universidade Federal do Amazonas.

Patrícia Auxiliadora Ribeiro de França, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2010/2) e Pós-Graduação em MBA Executivo: Gestão de Organizações - Operações e Serviços pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2013). Atualmente é Assistente de Administração da Secretaria Municipal de Educação - SEMED e mestranda em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Amazonas - UFAM. E, também, está inserida no Grupo de Estudo de Resíduos - GERES/ Cnpq, da Universidade Federal do Amazonas, onde atua nas linhas de pesquisas: Engenharia de Produção, Tecnologias Produtivas, Gerenciamento de Resíduos e Cooperativismo; Reciclagem e Responsabilidade Social

Maria da Glória Vitório Guimarães, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

Possui Graduação em Administração de Empresas Privadas e Públicas pela Universidade Federal do Amazonas (1991); Doutorado em Psicologia/Desenvolvimento Humano pela USP (2009); Mestre em Engenharia de Produção pela UFAM (2001); Pós-Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela FGV/ISAE (1993); Pós-Graduada em Produção de Material Didático em Educação à Distância pela UFAM (2008). É Professora Adjunta do Departamento de Administração da Universidade Federal do Amazonas, bem como dos programas de Mestrado em Contabilidade/Controladoria e Engenharia de Produção; Tutora do Programa de Educação Tutorial (MEC); Avaliadora de Cursos de Graduação (MEC/INEP); Atual Chefe do Departamento de Administração/UFAM e Coordenadora de Cursos de Pós-Graduação. Realiza palestra e tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento Organizacional, Relações Humanas no Trabalho, Estresse Ocupacional e Administração Pública (orçamento e finanças).

Referências

ALCANTARA, Larissa; SILVA, Maria Clara. Educação Ambiental e os Sistemas de Gestão Ambiental no Desafio do Desenvolvimento Sustentável. v(5), n°5, p. 734 - 740, 2012. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia AmbientalREGET/UFSM (e-ISSN: 2236-1170). Disponível em http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reget/article/download/4198/2802. Acesso em: 28 de Março de 2014.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 14.001. Sistemas da gestão ambiental - Requisitos com orientações para uso. Rio de Janeiro, 2004.

PRESTES, Maria Lucia de Mesquita. A pesquisa e a construção do conhecimento científico: do planejamento aos textos, da escola à academia. 3ª ed. São Paulo, Rêspel, 2007.

MACEDO, Luiz Manuel. Programas Ambientais e suas Resoluções no Tratamento de Resídios Sólidos pelas Indústrias Petrolíferas no Brasil. Universidade Candido Mendes, Pós-Graduação “Lato Sensu”, Instituto a Vez do Mestre. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/T205936.pdf. Acesso em: 28 de Março de 2014.

MEDEIROS, Tiziana Azario de. Educação Ambiental e o processo produtivo: um estudo de caso nas empresas do Polo Industrial de Manaus/AM. Manaus: UFAM/Fundação Universitária Iberoamericana, 2004.

MOLIN, Michele. Diagnóstico Ambiental para a Implementação de um Sistema de Gestão Ambiental. Estudo de Caso: Gabriella Revestimentos Cerâmicos LTDA. Universidade do Extremo Sul CatarinenseUNESC. Junho, 2009. Disponível em http://www.bib.unesc.net/biblioteca/sumario/00003D/00003DCA.pdf. Acesso em: 03 de Abril de 2014.

MOTTA, Márcio Jardim. A educação ambiental nas empresas e o Sistema de Gestão Ambiental, 2010. Disponível em: http://www.ietec.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/135. Acesso em: 7 de abril de 2014.

PENATTI, Fabio Eduardo; SILVA, Paulo Marcos. Coleta Seletiva como Processo de Implantação de Programas de Educação Ambiental em Empresas: Caso da Bioagri Laboratorios. In: 1º Simpósio de Pós-Graduação em Geografia do Estado de São Paulo, 2008, Rio Claro. Anais... Rio Claro: UNESP, 2008. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/igce/simpgeo/765-781fabio.pdf. Acesso em: 8 de maio de 2014.

RODRIGUES, Jaqueline; KOPP, Nathalie; LIMA, Isaura; REIS, Dálcio; OLIVEIRA, Ivanir. Implantação do Sistema de Gestão Ambiental Segundo a NBR ISO 14001:uma pesquisa de campo em empresa do ramo metalúrgico. Quarto encontro de engenharia e tecnologia dos Campos Gerais. Agosto, 2008. Disponível em: http://www.4eetcg.uepg.br/oral/28_1.pdf. Acesso em: 1 de Abril de 2014.

SILVA, Enedina; SILVA, Claudete; SILVA, Fabiana. A educação ambiental na empresa como suporte para a implementação de sistema de gestão ambiental. XXV Encontro Nac. de Eng. de Produção – Porto Alegre, RS, Brasil, 29 out a 1 de nov de 2005. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2005_enegep1002_1117.pdf. Acesso em: 27 de Fevereiro de 2014.

TORRES, Maria; BALASSIANO, Laila. Educação ambiental e princípio de sustentabilidade no mundo moderno. Revista Práxisano ii, nº 4 - agosto 2010. Disponível em http://web.unifoa.edu.br/praxis/numeros/04/29.pdf. Acesso em: 27 de Fevereiro de 2014.

VALLE, Cyro Eyer do. Qualidade Ambiental - ISO 14.000. 5a ed. São Paulo: Senac, 2006.

VILELA JÚNIOR, Alcir; DEMAJOROVIC, Jacques. Modelos e ferramentas de gestão ambiental: desafios e perspectivas para as organizações. São Paulo: Senac, 2006.

Downloads

Publicado

2014-09-01

Como Citar

Araújo, Ádria de A., Bezerra, T. M. P., Carpio, H. S. U. D., Santos, S. N. N. dos, França, P. A. R. de, & Guimarães, M. da G. V. (2014). O sistema de gestão ambiental como impulsor da educação ambiental: um estudo de caso em uma empresa do polo industrial de Manaus (PIM) a partir da percepção de seus colaboradores. Revista Monografias Ambientais, 13(4), 3580–3590. https://doi.org/10.5902/2236130814169

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)