A educação ambiental nas universidades públicas estaduais do Paraná: uma análise a partir dos documentos institucionais

Autores

  • Vania Silva de Souza Bilert Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR
  • Rodrigo Lingnau Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR
  • Marlize Rubin Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130813535

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Universidade, Documentos institucionais

Resumo

A produção do conhecimento é o principal fator que culmina na transformação da sociedade. Por meio do conhecimento, é possível antecipar problemas e soluções que possam emergir na sociedade, e a universidade como instituição educativa tem o papel central nas discussões sobre os diversos problemas presentes na sociedade, entre eles os problemas ambientais. Neste sentido, objetiva-se com este artigo apresentar como a educação ambiental está inserida nos documentos institucionais de seis universidades públicas estaduais no Paraná. Os dados da pesquisa foram coletados a partir da análise do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI), das universidades selecionadas para o estudo. De maneira geral, a pesquisa demonstra, com base na análise documental, que apesar da Educação Ambiental ser um processo ainda novo, a discussão ambiental já está sendo mais amadurecida nas universidades.

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Biografia do Autor

Vania Silva de Souza Bilert, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, professora do Departamento de Secretariado Executivo da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná – UNICENTRO.

Rodrigo Lingnau, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR

Doutor em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Marlize Rubin Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.

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Publicado

2014-09-01

Como Citar

Bilert, V. S. de S., Lingnau, R., & Oliveira, M. R. (2014). A educação ambiental nas universidades públicas estaduais do Paraná: uma análise a partir dos documentos institucionais. Revista Monografias Ambientais, 13(4), 3444–3452. https://doi.org/10.5902/2236130813535

Edição

Seção

ARTIGOS