Compatibilização de projeto arquitetônico, estrutural e sanitário: Uma abordagem teórica e estudo de caso

Autores

  • Almir Mariano de Sousa Junior Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN
  • Clivia Corina Lima Lobo Maia Universidade Potiguar, Natal, RN
  • Prisciliane Roberta Paula de Azevedo Universidade Potiguar, Natal, RN

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130812787

Palavras-chave:

Compatibilização, Gestão de projetos, Importância dos projetos

Resumo

A urgente necessidade da valorização da atividade de projeto e gestão de projeto tem se destacado no âmbito dos novos avanços e dinâmicas que a construção civil vem adotando no país. Quando atividade de projeto e relegada para segundo plano os erros e patologias nas edificações são indicativos da necessidade de compatibilização de projetos, a fim de amenizar os altos índices de retrabalhos e desperdícios. Embora os diversos avanços nas ferramentas que viabilizam a compatibilização entre projetos, ainda são notórias as dificuldades que algumas empresas têm em adotar, sejam por fatores financeiros ou por desconhecimento da importância da gestão de projetos. No intuito de apresentar a problemática abordada neste artigo, foram utilizadas pesquisas bibliográficas em trabalhos de diversos estudiosos e pesquisadores que abordam o tema da importância da compatibilização de projetos. Foi apresentado também um estudo de caso, onde foram avaliadas e demonstradas as interferências entre projetos de arquitetura e estrutura com os demais projetos complementares. Foi constatado durante a compatibilização realizada que os projetos possuíam diversas interferências entre si que certamente ocasionariam retrabalhos e diversas decisões não planejadas, que seriam tomadas durante a execução da obra no intuito de reparar as diversas interferências devidas a falta de compatibilização.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Almir Mariano de Sousa Junior, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN

Engenheiro de Produção. Engenheiro de Segurança do Trabalho. Mestre em Engenharia de Petróleo e Gás Natural. Professor da Universidade Federal Rural do Semi-árido.

Clivia Corina Lima Lobo Maia, Universidade Potiguar, Natal, RN

Engenheira Civil (UnP)

Prisciliane Roberta Paula de Azevedo, Universidade Potiguar, Natal, RN

Engenheira Civil (UnP)

Referências

GRAZIANO, F. P. Compatibilização de projetos. Instituto de Pesquisas tecnológicas – IPT (Mestrado Profissionalizante), São Paulo, 2003.

MELHADO, S. B. O Processo de Projeto no Contexto da Busca de Competitividade. In. Anais do Seminário Internacional - Gestão e Tecnologia na Produção de Edifícios. São Paulo, EPUSP/PCC,

, p. 7-51.

MELHADO, S.B. Qualidade do projeto na construção de edifícios: aplicação ao caso das empresas de incorporação e construção. São Paulo: Tese – escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 1994.

MIKALDO JR, Jorge, SCHEER, Sergio. Compatibilização ou Engenharia Simultânea: Qual é a melhor solução. 2008. Tese (Mestrado Profissionalizante) – Universidade Federal do Paraná.

MIKALDO JUNIOR, Jorge. Estudo comparativo do processo de compatibilização de projetos em

D e 3D com uso de TI. 2006. Dissertação (Mestrado Profissionalizante) - Universidade Federal do

Paraná.

NOVAES, Celso Carlos. Ações para controle e garantia da qualidade de projetos na construção de

edifícios. I WORKSHOP NACIONAL DE GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETO NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIO, 1998, SÃO CARLOS, BRASIL, 1998, 1998. 5 p.,II.

Downloads

Publicado

2014-03-14

Como Citar

Sousa Junior, A. M. de, Maia, C. C. L. L., & Azevedo, P. R. P. de. (2014). Compatibilização de projeto arquitetônico, estrutural e sanitário: Uma abordagem teórica e estudo de caso. Revista Monografias Ambientais, 13(2), 3236–3244. https://doi.org/10.5902/2236130812787

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)