Dinamicas e jogos educativos como ferramenta para a preservação dos recursos ambientais

Autores

  • Alian Cássio Pereira Cavalcante Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras, PB
  • Adailza Guilherme da Silva Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras, PB
  • Maria José Ramos da Silva Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras, PB

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130810950

Palavras-chave:

Educação, Sensibilização ambiental, Ensino-aprendizagem

Resumo

Os recursos ambientais vêm passando por um processo de deterioração constante e vem fazendo uma grande degradação nos ecossistemas naturais. Um dos grandes problemas da atualidade é a grande quantidade de resíduos. O objetivo do trabalho foi sensibilizar os educandos de forma extrovertida com aulas ativas para desenvolver o senso críticos sobre as questões ambientais buscando desenvolver soluções para os problemas ambientais. O trabalho foi realizado no Educandário Aprendendo a Aprender, escola particular de ensino fundamental do município de Bananeiras-PB. Os sujeitos da pesquisa foi uma turma de quinze alunos do 5º ano do Ensino fundamental. O mesmo ocorreu nos meses de Novembro a Dezembro de 2012. As metodologias utilizadas foram dinâmicas com: balões, caça-palavra e quebra-cabeça para desenvolver temáticas ambientais com os educandos. A dinâmica dos balões facilitou o dialogo em sala estimulando os mesmos a falar, questionar e dar sua opinião. Os quebra-cabeças permitiu aos alunos fazerem uma reflexão acerca da poluição da água e do solo, do lixo que é exposto na natureza, às vantagens da coleta seletiva para reciclar os materiais e o tempo que alguns materiais levam para se decompor. Além disso, o caça-palavras despertou nos educando o espirito de trabalho em equipe, atitude fundamental para uma mudança de comportamento da sociedade. Conclui-se que os jogos e dinâmicas contribuíram para o processo de valorização e formação de uma consciência ambiental dos educandos, ajudando na modificação de comportamentos e facilitaram a assimilação dos conteúdos pelos educandos de forma extrovertida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alian Cássio Pereira Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras, PB

Licenciando em Ciências Agrárias na Universidade Federal da Paraíba, Campus III, Bananeiras-PB.

Adailza Guilherme da Silva, Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras, PB

Graduanda de Bacharelado em Agroecologia na Universidade Federal da Paraíba. , Campus III, Bananeiras-PB.

Maria José Ramos da Silva, Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras, PB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias e (Agroecologia) na Universidade Federal da Paraíba, Campus III, Bananeiras-PB.

Referências

BREDA, T. V.; PICANÇO, J. L. A educação ambiental a partir de jogos: aprendendo de forma prazerosa e espontânea. In: II SEAT – Simpósio de Educação Ambiental e Transdisciplinaridade UFG/IESA/NUPEAT, 2011, Goiânia-GO.

CARVALHO, E. M.; CHACUR, M. M. Jogo ecológico: instrumentação didática na construção de conceitos socioambientais para alunos do ensino básico. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental vol. 28, p.274-288, 2012.

DALRI, S. A. Educação ambiental como parceria na educação tradicional: uma proposta de jogos ambientais – utilizando o lúdico e o pedagógico para a defesa do meio ambiente. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer, GoiâniaGO, vol.6, n.9, p.1-15, 2010.

MOYLES, J. R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SILVA, R. V. RAUBER S. C. EICKHOFF, A. P. N. BARBOSA, I. G. GUARIM NETO, G. Educação

ambiental em espaços escolarizados: um estudo de caso na escola municipal Santos Dumont Cácere

-MT, Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental vol. 26, p.61-75, 2011.

SCHUMANN, S. C.; PINHEIRO, D. K.; Novas formas de brincar respeitando a natureza: um trabalho de reciclagem na educação infantil. Monografias Ambientais vol.4, n°4, p. 607-615, 2011.

Downloads

Publicado

2014-03-14

Como Citar

Cavalcante, A. C. P., Silva, A. G. da, & Silva, M. J. R. da. (2014). Dinamicas e jogos educativos como ferramenta para a preservação dos recursos ambientais. Revista Monografias Ambientais, 13(2), 3049–3054. https://doi.org/10.5902/2236130810950

Edição

Seção

ARTIGOS