Gestão da análise de resíduos presentes na água gerada da lavagem dos gases oriundos do processo de redução da cassiterita a estanho em alto-fornos, em uma empresa minero-metalurgia do município de Ariquemes, Rondônia

Autores

  • Karina Bianchini Faculdade de Educação e Meio Ambiente, Ariquemes, RO
  • Filomena Maria Minetto Brondani Faculdade de Educação e Meio Ambiente, Ariquemes, RO
  • Naila Fernanda Sbsczk Pereira Meneguetti Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO
  • Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO
  • Renato André Zan Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Rondônia, Ji-Paraná, RO

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130810394

Palavras-chave:

Processamento de cassiterita, Meio Ambiente, Água Residual

Resumo

A importância na preservação do meio ambiente tem por definição garantir uma melhor qualidade de vida para o ambiente que nos cerca e das futuras gerações, importância essa que leva a estudos que minimizem o impacto ambiental causado por indústrias que utilizam água em seu processo produtivo. O presente estudo envolveu uma empresa de fundição de minério de cassiterita Estanho de Rondônia do município de Ariquemes-RO, tendo seu objetivo centrado na avaliação da qualidade da água residual gerada do processo da lavagem de gases oriundos dos fornos elétricos, estes destinados à redução do minério de cassiterita. As amostras foram coletadas em duas etapas, sendo na segunda etapa adicionado o reagente hidróxido de sódio para um processo neutralização e precipitação e processo de agitação por ar comprimido. O laboratório responsável pela análise foi a Bioagri Ambiental com parâmetros do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) 357/05 art. 34. Os resultados da primeira etapa apresentaram quatro parâmetros fora do Conama 357/05 a exemplo fluoreto 710 mg/L, estanho total 6,4 mg/L, ferro dissolvido 34,8 mg/L, e pH 2,74 mg/L. Observa-se que na segunda etapa com o uso do reagente hidróxido de sódio o resultado analítico apresentou somente um parâmetro fora da resolução Conama, o fluoreto 810 mg/L, com valor máximo permitido de 10,0 mg/L. Embora havendo uma redução significativa dos contaminantes conclui-se que somente o hidróxido de sódio não satisfaz o esperado processo de tratamento, exigindo assim, um estudo mais aprofundado no tratamento da água residual para que a mesma possa ser descartada ou reutilizada no processo de produção da empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Bianchini, Faculdade de Educação e Meio Ambiente, Ariquemes, RO

Graduada em Química pela Faculdade de Educação e Meio Ambiente.

Filomena Maria Minetto Brondani, Faculdade de Educação e Meio Ambiente, Ariquemes, RO

Mestre em Biologia Experimental, Coordenadora do Curso de Graduação em Química da FAEMA.

Naila Fernanda Sbsczk Pereira Meneguetti, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO

Mestranda em Administração (PPGMAD), da Fundação Universidade Federal de Rondônia.

Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO

Doutorando em Biologia Experimental (PPGBIOEXP).

Renato André Zan, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Rondônia, Ji-Paraná, RO

Mestre em Química, Docente do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Rondônia.

Referências

MELAMED, Ricardo; PEDRO, Heloisa Helena B., LUZ, Adão Benvindo. Eficiência de minerais industriais na sorção de metais pesados. In: Encontro Nacional De Tratamento De Minérios E Metalurgia Extrativa, Recife, Rio de Janeiro, 2002.

TOREM, Mauricio Leonardo; CUNHA, Fabíola oliveira da cunha; CASQUEIRA, Rui de Góes. Eletrofrotação aplicada a remoção de metais pesados contidos em efluentes liquidos. Revista Tecnologia em Metalurgia e Materiais, São Paulo, v. 1, n. 4, abr. 2005.

PEREIRA, K. C. D. Identificação de eventos de transporte atmosférico por análise de micropartículas no ar e no depósito glacial da Ilha Rei George – Península Antártica. Dissertação (Mestrado em Biologia) - Instituto de Biologia da Universidade de Estado do Rio de Janeiro, 2002.

APOSTOLLI, P. Apostila do curso Riscos Associados á Exposição de Metais. Escola Nacional de Saúde Pública/ ENSP, Fundação Osvaldo Cruz, FIOCRUZ. Rio de Janeiro, 1992.

CASTANHO, A.; CRUZ, P. A. Perfil analítico das terras raras. Ministério das Minas e Energia. Departamento Nacional de Produção e Mineração, boletim 28. Rio de Janeiro: DNPM, 1973.

MORAES, L. S. D.; JORDÃO, Q. B. Degradação de Recursos Hídricos e seus Efeitos sobre a Saúde Humana. Rev Saúde Pública, v.36, n. 3, p.370-4, 2002.

MARCUS, Gilson. Separação, Tratamento de água, meio ambiente. Ano x, Revista e Portal Meio Filtrante, n.51, jun./ago. 2011.

CONAMA - CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Resolução Conama 357/05 Art. 34. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluente e dá outras providências. 2005.

GIORDANO, Gandhi. Tratamento e Controle de Efluentes Industriais. Mato Grosso. 2004. Disponível em: http://www.ufmt.br/esa/Modulo_II_Efluentes_Industriais/Apost_EI_2004_1ABES_Mato_Grosso_UFMT2.pdf. Acesso em: 6 jun. 2011.

SILVA, C. A et al. Uso da Moringa Oleifera para Remoção de Fluor em águas, Revista Analytica, n. 21, fev./mar., 2006.

MAIER, F. J., “Water defluoridation of Britton: End of an Era”. Public Works, v. 102, n. 6, 1971.

NETTO, João Paulo Godoi Martins et al, . A Ocorrência de Fluoreto na Água de Poços da Região Metropolitana de São Paulo e Novas Tecnologias Para Sua Remoção. In: XIII Congresso Brasileiro De Àguas Subterrâneas, 13º, Cuiabá, MT, 2004.

JULIO, Marcelo. et al. Influência dos Parâmetros de Mistura Rápida, Floculação e Decantação no Tratamento da Água Afluente à ETA de Ponta Grossa/PR. 2009. 17 f. Monografia, (Engenharia de Alimentos) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa – PR, 2009.

ZAN, R.A.; FARIAS, C.C.; BRONDANI, F.M.M.; BARBOSA, N.V.; MENEGUETTI, D.U.O. Ensino Interdisciplinar da Educação Ambiental nas disciplinas de Biologia e Química do Ensino Médio: uma proposta para as escolas públicas do município de Ariquemes, Rondônia, Brasil. Revista Monografias Ambientais (Remoa/UFSM). v. 7, n. 7, p.1630-1645, 2012.

Downloads

Publicado

2014-03-14

Como Citar

Bianchini, K., Brondani, F. M. M., Meneguetti, N. F. S. P., Meneguetti, D. U. de O., & Zan, R. A. (2014). Gestão da análise de resíduos presentes na água gerada da lavagem dos gases oriundos do processo de redução da cassiterita a estanho em alto-fornos, em uma empresa minero-metalurgia do município de Ariquemes, Rondônia. Revista Monografias Ambientais, 13(2), 3011–3018. https://doi.org/10.5902/2236130810394

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)