Innovation Networks and Marketing Mix: An Exploratory Study on Product's Development

Authors

  • Thel Augusto Monteiro Universidade Metodista de Piracicaba
  • Mario Sacomano Neto Universidade Metodista de Piracicba
  • Antonio Carlos Giuliani Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346596445

Abstract

The purpose of this paper is to present how innovation networks can be used to develop a new product or service, using the marketing compound. The study methodology consists of an exploratory research from literature review on this subject. After an initial discussion of the characteristics of innovation networks and marketing functions, the study presents proposals that allow adequately addressing the main difficulties in the management of marketing in innovation networks. Through this study it can be stated that these networks have been identified as an attractive alternative for the development of new products, when using the marketing mix, given the dynamics of the contemporary market. Innovation networks bring a lot of benefits to companies that embrace the relationship between these networks and marketing. The discussion reveals that the structure in the form of innovation networks can bring effective results in the organization which adopt it, providing competitiveness and adaptability in the face of its target market.

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Author Biographies

Thel Augusto Monteiro, Universidade Metodista de Piracicaba

Professor da Faculdade de Ciências Humanas e da Faculdade de Gestão e Negócios. Membro do Conselho do Curso de Administração de Empresas e Doutorando no Programa de Doutorado em Administração de Empresas da Universidade Metodista de Piracicaba

Mario Sacomano Neto, Universidade Metodista de Piracicba

Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi visiting scholar durante o doutorado na Universidade de Chicago/EUA no núcleo de Ciência Política. Possui pós-doutorado em Operações e Gestão da Cadeia de Suprimentos junto ao Instituto Fábrica do Milênio (IFM-MCT-CNPQ). Conduziu pesquisas financiadas pelo CNPQ, CAPES e FAPESP. Atua como assessor científico da FAPESP (Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de São Paulo) , Capes e CNPq. Atualmente é professor Doutor-Titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e atua em grupos de pesquisa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de São Paulo (EESC/USP). Autor de vários capítulos de livros, artigos nacionais e internacionais de sua área de atuação. Atua como referee e membro de comitês científicos de periódicos e congressos nacionais e internacionais. É também Editor Científico da Revista de Administração de Empresas (RAE/FGV) e Editor da Revista de Administração da Unimep (RAU). Atua também como avaliador das revistas: RAC, Gestão e Produção, JOSCM, BAR, RAI, RECAM, Perspectivas Contemporâneas, BASE, Revista Produção e Production Operations. Os temas de interesse envolvem: análise das redes de empresas; campos; coordenação e governança; instituições e estratégia; operações e cadeias de suprimentos; teoria das organizações; sociologia econômica e métodos e pesquisa em Administração.

Antonio Carlos Giuliani, Universidade Metodista de Piracicaba

Atualmente é professor tempo integral de Marketing e coordenador do PPGA Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional e Doutorado em Administração e do MBA em Marketing da UNIMEP Universidade Metodista de Piracicaba. Possui graduado em Administração UNIMEP, Especialização em Marketing pela FGV - Fundação Getúlio Vargas, e pela University of Califórnia Berkeley, Doutorado e Mestrado em Administração UNIMEP. É professor visitante das Universidades: Universidad Nacional de La Plata / Argentina, Universidad Madero / México, Universidad Sevilla / Espanha. É autor e co-autor de 17 livros no Brasil, Argentina, México e Estados Unidos. Consultor ad-hoc do Ministério da Educação, INEP/SINAES, com experiência em empresas do setor de varejo e serviços na área de Gestão e Marketing por 25 anos. Pesquisados do grupo de estudos de Marketing, Estratégia e Varejo, desenvolvendo estudos na área de Estratégias de Marketing de Varejo e Serviços.

Published

2013-11-11

How to Cite

Monteiro, T. A., Neto, M. S., & Giuliani, A. C. (2013). Innovation Networks and Marketing Mix: An Exploratory Study on Product’s Development. Revista De Administração Da UFSM, 6(4), 672–684. https://doi.org/10.5902/198346596445

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