Sobre a Revista

Foco e Escopo

Criada em 2011, a revista Notas de Pesquisa (NPesq) é uma publicação sem fins lucrativos, mantida por professores e alunos pesquisadores do LABLER-Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação e do GRPesq/CNPq "Linguagem como prática social", ligados ao Programa  de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria.

NPesq é um periódico semestral cuja missão principal é incentivar a publicação de resultados de pesquisas originais em desenvolvimento ou já concluídas nas diferentes áreas do conhecimento que usam o conceito de discurso como referencial de análise. Acolhe artigos, resumos expandidos, resenhas, slides de comunicações, pôsteres, planos de aula e unidades didáticas sobre temáticas variadas que encorajem o diálogo interdisciplinar sobre as relações entre discurso e práticas sociais. O periódico visa à divulgação de resultados obtidos em diferentes fases do processo de investigação (análise piloto, análise do contexto, análise do texto e do discurso, etc.), desde que esses resultados estejam baseados em dados coletados, analisados e interpretados com metodologia de pesquisa consistente.

São bem-vindos trabalhos escritos em língua portuguesa ou língua inglesa, de doutores, mestres, graduados e estudantes de pós-graduação e de graduação.

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a adequação do trabalho em relação a todos os itens listados nas Normas de publicação. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão automaticamente desconsideradas. A NPesq está permanentemente aberta à submissão de trabalhos, por meio eletrônico, no endereço: http://www.ufsm.br/npesq.

Processo de Avaliação pelos Pares

Artigos, resumos expandidos e resenhas serão submetidos à avaliação cega por pares (avaliação de textos anônimos, dos quais foram retiradas todas as marcas de autoria). Os originais serão:

1. pré-avaliados pela Comissão Editorial, que verificará a conformidade  do material à proposta editorial da revista e a sua adequação às Normas de publicação; e

2. encaminhados à avaliação por pareceristas selecionados pelos editores, levando em consideração a afinidade de áreas e à política de publicação da revista.

Slides de comunicações, pôsteres, relatórios de estágio, unidades didáticas e planos de aula serão avaliados pela Comissão Editorial.

Os pareceres serão encaminhados aos autores e, no caso de pedidos de alteração dos trabalhos, os autores terão o prazo de 15 dias para realizar as alterações sugeridas, as quais serão posteriormente conferidas.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.