Educaão física no ensino de 1 e 2 graus: um estudo dos conteúdos e natureza dos programas

Autores

  • Jose Maria de Camargo Barros

DOI:

https://doi.org/10.5902/231654648413

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar os programas de educação física das escolas de Io e 2o graus da Delegacia de Ensino de Rio Claro, SP, e avaliar o nível de conhecimento sobre educação física que os alunos possuem ao concluírem o 2o grau. Teve como pressuposto que é uma das funções da escola oferecer informações e conhecimentos às crianças para que assumam os compromissos com a atividade física necessária ao seu bem estar na vida adulta de forma segura e consciente. Foram analisados 51 programas de 23 escolas de Io e 2o graus. Objetivos, conteúdos, estratégias metodológicas e avaliação foram os tópicos analisados. Constatou-se que o conteúdo e objetivos recebem maior ênfase. Basicamente, a partir da 5a série o conteúdo é composto de esportes. Os objetivos são numerosos e abrangentes,

o que possibilita inferir que não é dada a devida atenção à sua formulação. A estratégia metodológica e avaliação são referenciadas superficialmente. A prova de avaliação do nível de conhecimento sobre educação física constou de 60 questões de múltipla escolha e apresentou o seguinte resultado por área: saúde e lazer 58%; esporte 47%: aptidão física 41%: fisiologia do exercício 29% e geral 47%. Concluímos que os programas apresentam uma natureza eminentemente prática e que o nível de conhecimentos dos alunos é fraco. Podemos inferir que sobre os tópicos saúde e lazer os conhecimentos podem ser adquiridos em outras fontes que não as aulas de educação física, visto que apresentam diferenças significativas entre os alunos das escolas públicas e particulares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-03-2013

Como Citar

Barros, J. M. de C. (2013). Educaão física no ensino de 1 e 2 graus: um estudo dos conteúdos e natureza dos programas. Kinesis, (9). https://doi.org/10.5902/231654648413

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)