INTERAÇÕES SOCIAIS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: PECULIARIDADES DO CONCEITO HALLIWICK

Autores

  • Beatriz Dittrich Schmitt Universidade Federal de Santa Catarina
  • Giandra Anceski Bataglion Universidade Federal de Santa Catarina
  • Angela Teresinha Zuchetto Universidade Federal de Santa Catarina
  • John Peter Nasser Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546418227

Palavras-chave:

Natação, Comportamento social, Relações interpessoais, Crianças com deficiência.

Resumo

O objetivo desse estudo foi descrever as interações sociais de crianças com deficiênciaem aula utilizando Halliwick. Participaram cinco crianças (nadadores) e nove adultos(auxiliares). A aula foi filmada e as interações sociais foram categorizadas: nadadornadadorou nadador-assistente. Ocorreram 26 interações entre nadador-nadador e 153entre nadador-auxiliar. Houve maior quantidade de interações entre os nadadores eauxiliares devido a falta de independência das crianças na água e conseqüentenecessidade de auxílio. Conclui-se que as características do conceito Halliwickinfluenciaram as interações uma vez que ele prevê constante contato entre os envolvidospermitindo o estabelecimento de vínculos de confiança e amizade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-06-2015

Como Citar

Schmitt, B. D., Bataglion, G. A., Zuchetto, A. T., & Nasser, J. P. (2015). INTERAÇÕES SOCIAIS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: PECULIARIDADES DO CONCEITO HALLIWICK. Kinesis, 33(1). https://doi.org/10.5902/2316546418227

Edição

Seção

Artigos originais