Conteúdos da Educação física na escola: novas propostas de investigação e compreensão

Autores

  • João Francisco Magno Ribas

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546410362

Resumo

Muitos enfoques de investigação vêm sendo discutidos atualmente na Educação Física como a ciência do moviemento humano, ciências do esporte, motricidade humana e a ciência da ação motriz. Foi justamente esta última vertente mencionada que desencadeou a discussão do presente estudo. Inicialmente, destacaremos neste texto a organização dos conhecimentos na área da Educação Física, proposta por Pierre Parlebas determinada teoria da ação motriz ou praxiologia, que busca a compreensão das ações internas das atividades físicas. Por outro lado, o conteúdo da Educação Física trabalhado em escolas sofre influência da cultura de cada localidade, região, país,... Por que o Brasil tem o futebol como principal atividade em nossa cultura esportiva e escolar? O que vem sendo praticado em outros países? A compreensão dos ambientes culturais que determinam o conteúdo da Educação Física nas escolas e de seus significados serão analisados com base na teoria da Ecologia do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner. Assim, o presente estudo propõe uma nova matriz para reflexão dos conteúdos da Educação Física na Escola a partir da caracterização das atividades que são desenvolvidas em aulas de Educação Física, assim como a compreensão dos ambientes que determinam os seus conteúdos.

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Publicado

07-08-2013

Como Citar

Ribas, J. F. M. (2013). Conteúdos da Educação física na escola: novas propostas de investigação e compreensão. Kinesis, (21). https://doi.org/10.5902/2316546410362

Edição

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