A organização do espaço sob o olhar das ruralidades

Autores

  • Michele Lindner Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649947571

Resumo

Este artigo tem como foco a forte ligação entre o rural e o urbano de pequenos municípios, que acaba por influenciar diretamente toda a organização espacial destes locais. Dessa forma, apresenta-se um instrumento de análise visando identificar a manifestação das ruralidades na configuração espacial de pequenos municípios, através da análise da dinâmica espacial, social e cultural desses locais. Para tal analise se propõe a investigação a partir de quatro categorias: o processo de crescimento e as funções urbanas; a “dimensão” do rural; os modos de vida e as percepções locais; e as tradições e símbolos do rural. Como forma, de exemplificação da utilização das categorias de análise, é apresentado um estudo realizado no município de São João do Polêsine - RS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Lindner, Universidade Federal de Alfenas

Bacharel em Geografia (UFSM), Especialista em Geociências (UFSM), Mestre em Extensão Rural (UFSM), Doutora em Geografia (UNESP-Rio Claro), Professora Temporária do Curso de Geografia da Universidade Fedeal de Alfenas. Atuação em temáticas como Geografia Agrária, Turismo rural, Geografia Cultural, Geografia Regional e Geografia Política.

Downloads

Publicado

2012-07-10

Como Citar

Lindner, M. (2012). A organização do espaço sob o olhar das ruralidades. Geografia Ensino & Pesquisa, 16(3), 19–37. https://doi.org/10.5902/223649947571

Edição

Seção

Produção do Espaço e Dinâmica Regional