Contextualizando os conteúdos na perspectiva global- local: uma proposta pedagógica para a disciplina de Geografia

Autores

  • Marcos Antonio de Souza Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649947337

Resumo

A escala de abordagem dos conteúdos é uma das muitas problemáticas encontradas no ensino de Geografia, uma vez que a prática pedagógica nesta disciplina escolar se encontra diante da seguinte dualidade: trabalhar os conteúdos numa escala local ou global? Não obstante, quando se analisa a práxis pedagógica predominante nas aulas de Geografia, se constata que esta abordagem tem comumente priorizado o estudo dos fenômenos, processos e paisagens na escala global, não ocorrendo na maioria das vezes uma contextualização destes conteúdos com a realidade cotidianamente vivenciada pelos alunos. Nesse contexto, o presente trabalho expõe de que forma esta dualidade na abordagem dos conteúdos se dá nas aulas de geografia, além de propor uma abordagem integradora entre a escala global e local como forma de tornar os conteúdos trabalhados pela Geografia mais significativos para os alunos que visa aproximar da realidade dos alunos os conteúdos programáticos para esta disciplina. Isto em um contexto em que este espaço vivenciado pelos alunos se transforme em um verdadeiro laboratório para as aulas de geografia, contribuindo para a formação da consciência espacial, condição imprescindível à formação do cidadão crítico e consciente do meio ao qual está inserido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio de Souza, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Geografia (Licenciatura e bacharelado) pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é Mestrando pelo Programa de Pós Graduação da UEL "Dinamica Espaço Ambiental" e atua como professor do Ensino Fundamental e Médio da rede de educação pública do Paraná.

Downloads

Publicado

2012-09-01

Como Citar

de Souza, M. A. (2012). Contextualizando os conteúdos na perspectiva global- local: uma proposta pedagógica para a disciplina de Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, 16(2), 89–104. https://doi.org/10.5902/223649947337