Oficina de GPS para pescadores na Reserva Extrativista do Batoque – Aquiraz /CE

Autores

  • Alexsandra Bezerra Rocha Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649947336

Resumo

Relato sobre experiência de ensinar realizada na Reserva Extrativista do Batoque – Ceará, com 14 pescadores, que a grande maioria não sabia ler e nem escrever. Em foco refletir sobre como pode se dar a atuação do professor licenciado em Geografia diante de uma demanda comunitária de ensinar a usar um instrumento de posicionamento global - GPS. A metodologia consistiu na realização de uma oficina de 20 horas com a utilização de cartazes em papel madeira (desenhos e números), e, em seguida o manejo individual do aparelho de GPS, valorizando o saber dos pescadores. Os exercícios trabalhados proporcionaram ao grupo apreender o significado do uso da tecnologia na atividade pesqueira (marcar a localização/posição, inserir uma posição, direção dos ventos, distância em metros, quilômetros, rumo, grau, bússola e rotas). Constatou-se que a incorporação da tecnologia implica a possibilidade da mudança de uma tradição (“do segredo”). Houve troca entre o saber universitário e o saber cotidiano dos pescadores.

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Biografia do Autor

Alexsandra Bezerra Rocha, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia - linha de pesquisa Dinâmica Territorial e Ambiental - UFC - Mestre em Geografia - UFC. Especialista em Desenvolvimento e Gestão do Território pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geoprocessamento, Cartografia, SIG, Análise Geoambiental. Instrutora Cartográfica no Curso de SIG do Ministério das Cidades 2007-2008. Profª Subtituta na UERN com as disciplinas: Climatologia, Cartografia, Recursos Naturais, Geologia e Geografia Física do Brasil, período 2007.1 a 2009.1

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Publicado

2012-09-03

Como Citar

Rocha, A. B. (2012). Oficina de GPS para pescadores na Reserva Extrativista do Batoque – Aquiraz /CE. Geografia Ensino & Pesquisa, 16(2), 79–88. https://doi.org/10.5902/223649947336