RELAÇÕES DE PODER E LIMITES DOS SERVIÇOS DE ATES EM ASSENTAMENTOS RURAIS

Autores

  • Marcos Botton Piccin Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
  • Vinicius Dalbianco UFSM
  • Marcelo Trevisan INCRA
  • Mauricio Botton Piccin UFSM

Palavras-chave:

Assentamento Ceres, assentamentos rurais, ATES

Resumo

Analisa-se neste artigo o serviço de Assessoria Técnica, Social e Ambiental(ATES) realizado em assentamentos rurais. O campo de análise é oassentamento Ceres, localizado no município de Jóia, estado do RioGrande do Sul. Investigam-se as possibilidades de ação, influência e detrabalho dos técnicos de ATES a partir da consideração de um campo depoderes assimétricos formado por um conjunto de agenciamentos queinstituem o assentamento enquanto espaço social. Dentre os principaisagentes e instituições desse espaço social, encontram-se: os agricultoresassentados,as direções do MST, direções de cooperativas, direções doassentamento, agricultores vizinhos ao assentamento, redes de relaçõesdiversas, como grupos de cooperação e produção, redes mercantisregionais, e a assessoria técnica, que está submetida a uma dadainstitucionalidade do Programa de ATES. Esses agentes e instituiçõesestruturam um conjunto de autonomias relativas aos participantes doespaço social, o que enquadra as possibilidades de ação dos agentes deATES envolvidos. Isso restringe o serviço de assessoramento às tessiturasde poder que no espaço social do assentamento se manifestam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Botton Piccin, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Médico Veterinário, mestre em Ciências Sociais, doutorando do Programa de Doutorado emCiências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadualde Campinas (Unicamp).

Vinicius Dalbianco, UFSM

Engenheiro Agrônomo, mestrando em Extensão Rural, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Marcelo Trevisan, INCRA

Engenheiro Agrônomo, especialista em Residência Agrária, servidor do Instituto Nacional deColonização e Reforma Agrária do RS (INCRA).

Mauricio Botton Piccin, UFSM

Médico Veterinário pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2012-04-17

Como Citar

Piccin, M. B., Dalbianco, V., Trevisan, M., & Piccin, M. B. (2012). RELAÇÕES DE PODER E LIMITES DOS SERVIÇOS DE ATES EM ASSENTAMENTOS RURAIS. Extensão Rural, 19(1), 45–74. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/6539