Produção de carne bovina do Rio Grande do Sul e o mercado externo: evolução e perspectivas com base no Território

Autores

  • Luiza Araujo Damboriarena Universidade Federal do Pampa
  • João Garibaldi Almeida Viana Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318179610604

Palavras-chave:

Bovinocultura de corte, exportações, desenvolvimento territorial.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2318179610604

O presente trabalho tem como objetivo analisar o mercado externo da carne bovina do Rio Grande do Sul e suas potencialidades em prol do desenvolvimento com base no território das regiões Fronteira Oeste e Campanha do Estado. O estudo foi realizado através de uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, na qual foi aplicado um questionário semiestruturado em uma amostra de 67 produtores/entidades de apoio/indústria, a fim de ampliar o conhecimento sobre as exportações de carne bovina e compreender a visão dos agentes sobre seu impacto no território. Inferiu-se que o Rio Grande do Sul produz uma carne diferenciada em termos de qualidade, porém, mesmo apresentando um potencial competitivo territorial, não vem recebendo um diferencial econômico na comercialização com o mercado externo. Além disso, os agentes da cadeia indicam que as características do território são fatores importantes para o fortalecimento do setor. Ressalta-se que aspectos como tradição, vocação, bioma pampa, entre outros, podem ser melhor comunicados a fim de diferenciar o produto. Concluiu-se que aliar características territoriais ao mercado externo podem trazer benefícios em prol do desenvolvimento das regiões produtoras.  

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Araujo Damboriarena, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, especialista em Desenvolvimento de Regiões de Fronteira pela Universidade Federal do Pampa. Atualmente é administradora na Universidade Federal do Pampa.

João Garibaldi Almeida Viana, Universidade Federal do Pampa

Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento. Atua nas áreas de Economia Rural, Economia Institucional e Evolucionária e Métodos Estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-29

Como Citar

Damboriarena, L. A., & Viana, J. G. A. (2014). Produção de carne bovina do Rio Grande do Sul e o mercado externo: evolução e perspectivas com base no Território. Extensão Rural, 21(4), 75–105. https://doi.org/10.5902/2318179610604