A política de preços na indústria de produtos alimentares

Autores

  • Elder Estevão de Mello Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/141465093392

Palavras-chave:

Indústria, Preço, Mark-up

Resumo

Este artigo trata da política de determinação de preços, sob o ponto de vista de empresários da indústria de produtos alimentares, no momento atual. Após o estudo dos aspectos teóricos, aborda-se o comportamento empresarial, através da comparação de indústrias do município de Santa Maria em relação às grandes indústrias instaladas no Rio Grande do Sul. Esse comportamento é investigado com a utilização de um questionário sobre os critérios de determinação do preço de venda, número de concorrentes e os motivos relevantes para manter ou alterar os preços dos produtos. Os resultados, além de tratarem das características da política de preços adotada, consideram, na percepção dos empresários, a importância dos aspectos da demanda e da concorrência entre empresas.

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Publicado

2000-08-01

Como Citar

Mello, E. E. de. (2000). A política de preços na indústria de produtos alimentares. Economia E Desenvolvimento, (12). https://doi.org/10.5902/141465093392

Edição

Seção

Artigos