Fluxos de capitais e taxa de câmbio no Brasil: uma aplicaçãodo modelo de vetores auto-regressivos (VAR)

Autores

  • Larissa Naves Deus Mestranda em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGE/IE - UFU)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1414650916153

Palavras-chave:

Fluxos de capitais, Taxa de câmbio real, Vetores auto-regressivos

Resumo

Este trabalho analisa as relações existentes entre os fluxos de capitais que ingressam no Brasil e a taxa de câmbio real deste país, expressa em R$/U$. Especificamente, busca-se investigar as influências que os fluxos financeiros, registrados nas sub-contas da Conta Financeira do Balanço de Pagamentos brasileiro, exercem no comportamento da taxa de câmbio real, além de se verificar também as influências do comportamento desta taxa sobre a atração de capitais externos. Para tanto, utiliza o modelo de vetores auto-regressivos (VAR), Funções de Resposta aos Impulsos e Análise de Decomposição de Variância. As evidências obtidas sugerem que o comportamento da taxa de câmbio brasileira é fortemente influenciado pela entrada de fluxos financeiros no país. Destaca-se ainda que os fluxos de mais curto prazo, de modo geral com perfil especulativo, apresentam significativo peso no comportamento do câmbio, o que se estende para a volatilidade desta taxa e, consequentemente, para a instabilidade macroeconômica a que o país está sujeito ao depender fortemente destes fluxos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Economia e Finanças. Séries Temporais. Disponível em: <http://www4.bcb.gov.br/?SERIESTEMP>. Acesso em junho de 2014.

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Notas explicativas ao Balanço de Pagamentos compilado de acordo com as normasestabelecidas na quinta edição do Manual de Balanço de Pagamentos do FMI. Disponível em <http://www.bcb.gov.br/ftp/infecon/NotasExplBPM5.pdf>. Acesso em junho de 2014.

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Notas técnicas do Banco Central do Brasil. Brasília, 2001.

BMF&BOVESPA. O que são derivativos. Disponível em: <http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/educacional/iniciantes/mercados-de-derivativos/o-quesao-derivativos/o-que-sao-derivativos.aspx?idioma=pt-br> Acesso em junho de 2014.

BRAGA, M. B.; PAULANI, L. M. A nova contabilidade social: uma introdução à Macroeconomia. 3ª ed. Ver. E atualizada. São Paulo: Saraiva, 2007.

BUENO, R. de L. da. S. Econometria de Séries Temporais. CENGAGE Learning Edições Ltda, São Paulo, 2008.

CARNEIRO, R. Globalização financeira e inserção periférica. In: Economia e Sociedade, Campinas: UNICAMP/ Instituto de Economia, (13): p. 57-92, Dezembro, 1999.

CARVALHO, F. C.; SICSÚ, J. Controvérsias recentes sobre controles de capitais. In: SICSÚ, J. ; FERRARI FILHO, F. Câmbio e controle de capitais: avaliando a eficiência de modelos macroeconômicos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe). Globalização e Desenvolvimento. Publicação das Nações Unidas. Brasília, Brasil, maio, 2002.

DAMASCENO, A. O. Integração financeira internacional e crescimento econômico: uma crítica à abordagem convencional. In: Economia e Sociedade, Campinas: UNICAMP/ Instituto de Economia, vol.16, nº 2 (30), p. 171 – 198, agosto, 2007.

GUJARATI, D. Econometria Básica. São Paulo: Makron Books. Quarta Edição, 2006.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). IPEA-DATA. Disponível em: <http://www.ipeadata.gov.br>. Acesso em junho de 2014..

KEYNES, J. M. The General Theory of Employment Interest and Money.New York: harcourt, Brace&Co, 1936. Trad. Bras. A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

MINSKY, H. P. Stabilizing an unstable economy.Yale University Press., 1986. Trad.Bras.Estabilizando uma economia instável. São Paulo: Novo Século Editora, 2009.

MUNHOZ, V. C. V. Vulnerabilidade externa e controle de capitais no Brasil: uma análise das inter-relações entre câmbio, fluxos de capitais, IOF, juros e risco-país. In: Nova Economia, vol. 23, nº 2, Belo Horizonte, mai-ago de 2013.

MUNHOZ, V. C. V., CORRÊA, V. P. Volatilidade dos fluxos financeiros no Brasil: uma análise empírica por meio do modelo ARCH (modelo auto-regressivo com heterocedasticidade condicional). In: Análise Econômica, ano 27, nº 52, p. 201-232, Porto Alegre, setembro de 2009.

MUNHOZ, V. C. V., LIBÂNIO, G. Volatilidade dos fluxos financeiros e fuga de capitais: uma análise exploratória da vulnerabilidade externa no Brasil. In: Texto para discussão, nº 371, UFMG – Cedeplar, novembro de 2009.

MUNHOZ, V. C. V., VERÍSSIMO, M. P. Fluxos de capitais versus exportações de commodities: efeitos sobre a taxa de câmbio real brasileira no período 2000-2013. In: Anais do 41º Encontro Nacional de Economia, dezembro de 2013.

PLIHON, D. A ascensão das finanças especulativas. In: Economia e Sociedade, Campinas: UNICAMP/ Instituto de Economia, vol. 5, dezembro, 1995.

PRATES, D.M. A abertura financeira dos países periféricos e os determinantes dos fluxos de capitais. In: Revista de Economia Política, vol.19, nº1, 1999.

ROSSI, P. Padrões de integração financeira e a volatilidade das taxas de câmbio e juros em países periféricos. In: OIKOS, vol. 9, nº 1, Rio de Janeiro, 2010.

Downloads

Publicado

2015-01-18

Como Citar

Deus, L. N. (2015). Fluxos de capitais e taxa de câmbio no Brasil: uma aplicaçãodo modelo de vetores auto-regressivos (VAR). Economia E Desenvolvimento, 26(2). https://doi.org/10.5902/1414650916153

Edição

Seção

Artigos