Análise sobre a monocultura de soja e o desenvolvimento sustentável na Amazônia com base na teoria do desenvolvimento endógeno

Autores

  • Rodrigo da Cruz de Araujo Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5902/1414650913882

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, Desenvolvimento Endógeno, Amazônia, Monocultura, Soja

Resumo

O trabalho tem como objetivo realizar uma análise teórica acerca dos riscos, dos conflitos e da (in)sustentabilidade da monocultura de soja na região Amazônica, fazendo uma delimitação deste problema a partir das categorias do Desenvolvimento Endógeno. A hipótese principal é que, pelas características relativas à necessidade de investimentos maciços para a expansão em escala industrial da cultura mencionada, a mesma limita as possibilidades de participação dos atores locais, concentrando-se nas mãos de grandes grupos e por esse motivo não representa uma alternativa real de desenvolvimento endógeno para a região. A análise apresentada se dá por meio de uma discussão teórica, à luz da Teoria do Desenvolvimento Endógeno, fundamentada na literatura sobre o tema. Além disso, é apresentada e discutida a questão do avanço da monocultura de soja na região, expondo-se seus impactos negativos e os argumentos contrários àquela atividade. O trabalho traz como considerações finais reflexões acerca das características da sojicultura na Amazônia, as quais levam à conclusão de que, segundo o modelo atualmente praticado, foge da premissa do desenvolvimento endógeno, que teria como característica e condição a possibilidade de que os atores locais participem do processo e possam usufruir os rendimentos gerados como fruto de seus esforços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo da Cruz de Araujo, Universidade Federal do Pará

Engenheiro Civil pela UFPA Mestre em Engenharia Civil (Geotecnia) pela PUC - Rio Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela UFPa

Referências

ALIER, J.M. & JUSMET, J.R. Economía ecológica y política abiental. Fondo de Cultura Económica, 2001.

AMARAL FILHO, Jair do. A endogeinização no desenvolvimento econômico regional no local. Revista Planejamento e Políticas Públicas, IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Rio de Janeiro, n. 23, p. 261-286, junho 2001.

AMARAL FILHO, J. Desenvolvimento regional endógeno: (re)construção de um conceito, reformulação das estratégias. Revista Econômica do Nordeste, v. 26, n. 3, 2002.

BARQUERO, A. V. Desenvolvimento Endógeno em tempos de globalização. Tradução: Ricardo Brinco. Fundação de Economia e Estatística, 2001

BICKEL, U. Brasil: Expansão da Soja, Conflitos Sócio-Ecológicos e Segurança Alimentar. Dissertação de Mestrado em Agronomia Tropical, Universiadade de Bonn, Alemanha, 2004.

CIMOLO, M. & DOSI, G. Tecnología y desarrollo.Algunas consideraciones sobre los recientes avances en la economía de la innovación. In: El Cambio Tecnologico Hacia el Nuevo Milenio, 1992.

COASE, R.H. The firm, the market, and the law. The University of Chicago Press, 1988.

COSTA, F.A. Ciência, Tecnologia e Sociedade na Amazônia: Questões para o Desenvolvimento. Belém: CEJUP, 1998.

COSTA, F.A. Teorias do Desenvolvimento e Estratégias do Desenvolvimento Sustentável. Texto Didático, 2006.

DOSI, G. & NELSON, R.R. An introduction to evolutionary theories in economics. Journal Evolutionary Economics, 1994.

GALÍPOLO, G., GALA, P. E FERNANDES, D.A. Notas para uma avaliação da influência de Marx em Douglas North. Anais da Anpec XXXIII, 2005.

GAROFOLI, G. Endogenous Development and Southern Europe, Avebury, Aldershot, UK, 1992.

NORTH, D.C. Institutions, Institutional Change and Economic Performance. Cambridge University Press, 1990.

MAIMON, D. Passaporte Verde: Gestão Ambiental e competitividade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1996.

RIBEIRO, A. Modelo de Indicadores para Mensuração do Desenvolvimento Sustentável na Amazônia. Tese de Doutorado. Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. Universidade Federal do Pará. Belém, 280p. , 2002.

ROBERTSON, P.L. & LANGLOIS, R.N. Innovation, networks, and vertical integration. Research Policy, 1995.

ROMER, P.M., Origins of Endogenous Development. Journal of Economic Perspectives, vol.8, n.1, 1994.

SACHS, I. Estratégias de transição para o século XXI: Desenvolvimento e meio ambiente. São Paulo: Nobel, 1993.

SCHUMPETER, J.A. Teoria do Desenvolvimento Econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. Trad. Maria Silvia Possas. Os Economistas, São Paulo: Abril Cultural, 1982.

WILLIAMSON, O.E. Las Instituciones Económicas del Capitalismo. Fondo de Cultura Económica, 1989.

Sites Consultados:

Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE): http://www.abiove.com.br/ (acessos em 03/07/2005 e 04/02/2010)

CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) : http://www.conab.gov.br/ (acesso em 03/07/2005)

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária: www.embrapa.gov.br (acesso em 07/08/2005)

Governo do Estado do Pará: http://www.cdpara.pa.gov.br/economia/agropec/soja.html (acesso em 03/07/2005)

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística): http://www.ibge.gov.br/ (acesso em 05/11/2009)

Downloads

Publicado

2014-07-11

Como Citar

Araujo, R. da C. de. (2014). Análise sobre a monocultura de soja e o desenvolvimento sustentável na Amazônia com base na teoria do desenvolvimento endógeno. Economia E Desenvolvimento, 26(1). https://doi.org/10.5902/1414650913882

Edição

Seção

Artigos